Notícias
UFMA realiza I Ciclo de Conferências Jean-Jacques Rousseau
O Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Rousseau (Gepi Rousseau) da Universidade Federal Maranhão (UFMA), promove o I Ciclo de Conferências Jean-Jacques Rousseau, que será realizado entre os dias 18 de setembro e 5 de dezembro, de forma remota, com transmissões pelo canal do Gepi Rousseau no YouTube.
O evento marca o início das comemorações dos 20 anos de trajetória do Gepi Rousseau, que há duas décadas desenvolve atividades de pesquisa, produção acadêmica e debates em torno da obra do filósofo iluminista. Com o objetivo de promover reflexões aprofundadas sobre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau, as conferências irão explorar aspectos filosóficos, políticos, literários, educacionais, sociais e estéticos, sempre em diálogo com os desafios contemporâneos.
Segundo o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) e coordenador do Gepi Rousseau, professor Luciano Façanha, o grupo tem desempenhado papel fundamental na formação acadêmica e na inserção da UFMA em discussões nacionais e internacionais. “Nesses quase 20 anos, o GEPI Rousseau conseguiu reunir estudantes e pesquisadores de diferentes áreas para refletir sobre o pensamento do filósofo e suas articulações com a política, a educação, a literatura e as ciências sociais, sempre em uma abordagem interdisciplinar”, destacou.
A programação contará com encontros semanais, sempre às quintas-feiras, às 19h30. Cada sessão terá duas conferências de 30 minutos, seguidas de 15 minutos de debates com o público. O ciclo terá início em 18 de setembro e seguirá até 5 de dezembro, contemplando um total de 11 encontros virtuais. Os participantes que acompanharem o evento receberão certificados: conferencistas certificação como palestrantes e ouvintes contarão com carga horária de 2 horas por dia. Confira aqui a programação de palestras.
De acordo com Façanha, os debates propostos pelo evento dialogam diretamente com os desafios contemporâneos. “O grupo tem promovido congressos, seminários e encontros que permitem atualizar a leitura de Rousseau e suas implicações sociais, estéticas e políticas, contribuindo para novas discussões que interessam ao presente”, afirmou.
O formato remoto também foi pensado para ampliar o alcance das conferências. “Queremos compartilhar conhecimento com participantes de diferentes cidades, estados e até países, fortalecendo uma rede de diálogo que ultrapassa fronteiras”, ressaltou o docente.
Para o professor Luciano, a expectativa é que ciclo incentive a participação de estudantes e pesquisadores e fortaleça a visibilidade do Gepi Rousseau. “Esse evento é uma oportunidade de apresentar nossos trabalhos e de reforçar o compromisso do grupo em inserir a UFMA no debate acadêmico sobre as contribuições de Rousseau”, completou.
O ciclo busca fortalecer o diálogo acadêmico e aproximar a comunidade interna e externa da UFMA dos debates sobre o pensamento de Rousseau, em sintonia com os desafios sociais e políticos atuais. As inscrições estão abertas até dia 5 de dezembro e podem ser realizadas pelo formulário disponível neste link. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo no canal do canal do Gepi Rousseau no YouTube.
Por: Geovanna Selma