Notícias
UFMA realiza evento de acolhida para estudantes cotistas nessa quinta-feira, 24
Nessa quinta-feira, 24, a partir das 14h, no Auditório Central da Reitoria, será realizado o evento de acolhida para estudantes cotistas da UFMA. O evento é coordenado pela Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas e está articulado com as Pró-reitorias de Ensino (PROEN) e de Assistência Estudantil (PROAES).
O objetivo do evento é acolher, de forma direcionada, estudantes que ingressaram na UFMA por meio de cotas, apresentando-os a universidade e suas diversas possibilidades, a partir das trajetórias de pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica e que têm relação direta com políticas de ações afirmativas.
É o caso do professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, o professor Carlão, que vai conduzir a mesa de abertura. Ele é professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e uma referência para o Movimento Negro do Maranhão. Além dele, teremos a presença da pesquisadora das áreas de gênero, raça, sexualidade e cultura Júlia Noemi Rodrigues, doutoranda em História e mestra em Psicologia pela UFMA.
O evento também terá um momento de apresentação de núcleos de pesquisa que trabalham com temas étnico-raciais na Universidade, de modo a indicar para as pessoas que estão entrando em caminhos possíveis de produção de conhecimento com essa abordagem. Para o professor Acildo Leite, Diretor de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da UFMA e coordenador do evento, “este é um momento importante em que a Universidade estabelece uma relação mais aproximada com estudantes e se mostra um lugar que busca ser cada vez mais plural. É o reconhecimento de que são as diversas formas de saber e de experiências que nos constituem”.
A programação do evento também contará com apresentação cultural e com o registro de retratos para a construção da memória de estudantes cotistas da UFMA. “Essa acolhida é mais que uma abertura de portas, é a UFMA dizendo que esta casa é sua. Por isso é tão importante que cada discente esteja conosco”, afirma o professor Acildo, reforçando o convite.
Por: DIDAAF
Revisão: Jáder Cavalcante