Notícias
UFMA realiza colação de grau do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCSo)
Na última quinta-feira, 24 de outubro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou a colação de grau de 348 estudantes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBs) e do Centro de Ciências Sociais (CCSo). O evento ocorreu no Centro de Convenções, no Câmpus de São Luís. A cerimônia foi marcada por muita emoção e alegria, sentimentos transmitidos pelos formandos, familiares e amigos.
A outorga de grau foi concedida para os discentes dos cursos de Ciências Imobiliárias, Turismo, Oceanografia, Enfermagem, Nutrição, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Hotelaria, Direito, Biblioteconomia, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social - Rádio e TV, Comunicação Social - Relações Públicas, Ciências Biológicas, Farmácia, Administração, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia.
A UFMA como difusora do conhecimento
Durante a cerimônia, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou que um dos principais caminhos para a comunidade universitária incentivar a formação superior é promover a constante evolução do ensino na UFMA. “Hoje nós estamos aqui na colação de grau do CCSo e CCBS, um momento fundamental para a instituição, um momento em que nós estamos entregando à sociedade profissionais altamente qualificados. A Universidade está cada vez mais avançando no ensino. Hoje, nós atendemos cerca de 170 municípios do Maranhão, com cursos tanto de Pafor, como cursos de OAB, cursos de EaD e os cursos presenciais da nossa Universidade”, salientou.
Segundo a diretora do CCBS, Rosane Nasar, a conquista do diploma influencia nas oportunidades que o mercado de trabalho oferece e o alcance de cargos melhores. “É um grande contingente de profissionais qualificados que vão chegar ao mercado, e o título, o diploma do curso superior, é um diploma que melhora a capacidade de buscar empregos de melhor posicionamento, então os profissionais mais bem-qualificados, aqueles mais dedicados à sua profissão, são também aqueles que conseguem os melhores postos”, afirmou.
Em relação à importância da formação na área de economia, o chefe do Departamento de Economia, Heric Santos Hossoe, ressalta o engajamento desses profissionais em diversos setores da sociedade. “O Departamento de Economia é muito tradicional, já tem mais de cinquenta anos e tem formado gerações de profissionais, que tem se engajado nos mais diversos setores: setor público, setor privado, no terceiro setor, e a gente entende que esses profissionais são de fundamental importância para que a nossa sociedade possa se desenvolver economica e socialmente”, contou.
Fim de um ciclo
Todo ciclo é composto por transformações que proporcionam diversas experiências, além do amadurecimento pessoal e profissional, e do conhecimento adquirido por meio das oportunidades. Na vida acadêmica não é diferente, os estudantes vivenciam uma longa trajetória até chegarem no “grande dia”, a sonhada colação de grau.
A estudante de administração, Ana Carolina, relembra sua trajetória e as dificuldades que enfrentou para conquistar seu sonho. “A sensação é muito gratificante, porque eu iniciei o curso achando que seria rápido, e aí, ao longo desse tempo, aconteceu muita coisa, inclusive eu tive meu filho. Então, eu tive que parar ali durante um tempo, fiquei uns dois anos, mais ou menos, parada, o que me fez arrastar a graduação. Era para ter terminado em quatro, estou terminando com sete anos, mas inclusive pensei em desistir, pensei que não ia dar certo, mas deu tudo certo”, relatou.
A pandemia da covid-19 foi um dos obstáculos que a comunidade acadêmica enfrentou, e muitas expectativas não foram alcançadas por causa do distanciamento. Luís Felipe Farias, formando em Educação Física – Licenciatura, expõe seu percurso diante dos estudos na pandemia. “Eu ingressei na universidade no período de 2019.2, então eu iniciei o curso no formato presencial e paralisou para a pandemia. Com a pandemia, vieram as aulas remotas e eu fiquei naquele gostinho de vivenciar a UFMA, mas não de forma ampla, porque, quando voltou para o presencial, já estava finalizando o curso, acho que com 70% do curso concluído”, compartilhou.
A família representa um papel fundamental na vida do cidadão, principalmente, em casos de estudantes que necessitam de bastante apoio para desenvolver suas variadas atividades. Nesse sentido, Cleuciane Cristina, mãe do formando Luís Felipe Farias, manifesta sua felicidade e seu orgulho pelo sucesso do filho. “Estou muito orgulhosa. Hoje é um dia muito especial, a colação de grau dele, apesar de tantas dificuldades que sempre o estudante encontra, mas graças a Deus ele enfrentou todos os obstáculos, e hoje estamos aqui, no dia muito gratificante, que é a colação de grau”, contou.
Mérito Estudantil
Durante a cerimônia, os estudantes que se destacaram durante suas trajetórias acadêmicas receberam a dignidade universitária Mérito Acadêmico. A honraria, que foi instituída pela Universidade Federal do Maranhão por meio da resolução Nº 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, é concedida aos discentes que tenham concluído o curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-reitoria de Ensino; não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos; não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não tenham sofrido nenhuma sanção disciplinar e tenham Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8; não tenha sido objeto de sanção disciplinar, previstas no Regimento Geral da Universidade.
Diante desses requisitos, na sessão solene, atribuíram o prêmio de Mérito Estudantil aos formandos: Carlos Eduardo Maia Igreja Costa, do curso de Administração; Celianny Pessoa Silva, do curso de Ciências Contábeis; Julyane Veras Garcia, do curso de Farmácia; Ana Beatriz dos Santos Silva, do curso de Nutrição; Alcione Sousa da Silva, do curso de Oceanografia.
O premiado do curso de administração, Carlos Eduardo, expressa a gratidão ao ganhar um título especial. “Queria agradecer à UFMA esse movimento de reconhecer aqueles que buscam cada vez mais conquistar mais espaço dentro da universidade e no mercado. Ser reconhecido dessa forma é muito gratificante, porque a gente vê todo o nosso esforço dando fruto, e estar aqui hoje com a minha família e participar desse momento, tem sido indescritível”, expressou.
Por: Aline Vitória
Fotos: Pedro Correa
Revisão: Jáder Cavalcante