UFMA realiza colação de grau de formandos de Imperatriz e Bacabal, referente ao primeiro semestre de 2021

publicado: 26/11/2021 12h01, última modificação: 26/11/2021 13h55
1 | 2
2 | 2

A Universidade Federal do Maranhão realizou a colação de grau, referente ao primeiro semestre de 2021, dos alunos do Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL) de Bacabal e do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) de Imperatriz, dos cursos de Biologia, Ciências Agrárias, Ciência Contábeis, Ciências da Natureza e Matemática, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Jornalismo e Sociologia. A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos.

O paraninfo oficial, Raimundo Edson Pinto Botelho, professor do curso de Educação do Campo do Câmpus Bacabal, pediu que os agora profissionais evoluam e vão além das expectativas: “Vocês não foram formados somente para vender suas respectivas forças de trabalho, mas convocados e provocados para lutarem por um projeto de emancipação humana, por uma sociedade mais democrática. Que possamos nos indignar com todas as formas de intolerância e injustiça, lutar pela ciência, negar o obscurantismo, nos indignar com este modelo de sociedade capitalista, sonhar, lutar, acreditar, ter esperança e ousar criar uma nova sociedade sem exploradores e explorados”.

O discente Francisco Wilson Leite da Silva, do curso de Sociologia de Bacabal, orador oficial da colação, lembrou aos colegas que, mesmo distantes, precisam lutar pela Universidade. “Mesmo egressos da instituição, precisamos nos manter firmes na defesa de uma UFMA universalizada, pública, democrática e de qualidade. O patrono da educação brasileira, Paulo Freire, já dizia que a educação não transforma o mundo, ela transforma pessoas, e estas, sim, mudam o mundo”, declarou.

O vice-reitor Marcos Fábio comentou as dificuldades pelas quais os estudantes necessitam passar nesse percurso e o que espera deles no futuro: “Esta é, sem dúvida, uma etapa muito importante e representativa, é o ato de coroamento por anos de estudos, provas, estágios, trabalhos, dedicação e sacrifício feitos por vocês e por suas famílias. Nós, a UFMA, desejamos que todos possam alcançar seus objetivos, se tornarem excelentes profissionais e que contribuam de maneira efetiva para o bem-estar amplo da coletividade. Comemorem esta etapa vencida. Parabéns e felicidades a todos e todas”.

Saiba mais

A mesa virtual também contou com a presença da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana; do pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi Andrade; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; da superintendente do Hospital Universitário, Joyce Santos Lages; do diretor do CCEL de Bacabal, Márcio Javan Camelo de Lima; e do diretor do CCSST de Imperatriz, Daniel Duarte Costa.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque