Notícias

Cerimônia de Acolhida Virtual dá início ao semestre 2021.2, com transmissão pelo Youtube

publicado: 19/10/2021 12h58, última modificação: 19/10/2021 23h54
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

Na noite de segunda-feira, 18, a Universidade Federal do Maranhão deu início ao segundo semestre de 2021, com a acolhida virtual dos calouros e veteranos, por meio do Canal Institucional da UFMA no Youtube. Ao todo, a Universidade receberá 2.752 novos alunos nos noves câmpus no estado. O segundo semestre letivo ocorrerá de forma remota e híbrida, conforme os componentes curriculares de cada curso, e será finalizado no dia 27 de janeiro de 2022, em consonância com o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A cerimônia de acolhida virtual contou, na mesa simbólica, com o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; o vice-reitor da Universidade, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor de Assistência Estudantil (Poaes), Leonardo Silva Soares; o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), Francisco de Jesus Silva de Sousa, representando todos os diretores de Centro e de Câmpus da Universidade; a coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, Câmpus Pinheiro da UFMA, Yllana Ferreira Marinho, representando todos os coordenadores de curso da Universidade; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMA, Marcony Edson Silva de Matos, estudante de Oceanografia da UFMA.

Segundo o estudante Marcony Matos, o DCE tem acompanhado de perto todo o processo de reestruturação no ensino da Universidade durante o período da pandemia. “São dois anos de pandemia, dois anos que não conseguimos nos encontrar presencialmente, porém estamos em um momento de esperança, com o avanço da vacinação da população. Este semestre que se inicia será no formato remoto e híbrido e terá um diferencial em relação aos anteriores, com a abertura de estágios presenciais. O diretório representa todos vocês, estudantes, e estamos de portas abertas para atender todas as demandas. Estamos com uma gestão transparente, que se empenhou para ouvir todos os alunos. A Universidade é para todos e é de todos nós”, destacou.

Para a docente Yllana Marinho, essa celebração deu início a um novo capítulo na vida dos estudantes ingressantes. “Quero dizer que compartilho desse sentimento, assim como vários professores. A Universidade é a transição da felicidade no ingresso, as incertezas no caminho e a concretização de um sonho na sua boa aventurança do conhecimento adquirido, o que é libertador. Parafraseando o educador e filósofo Paulo Freire, a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. Ela me mudou e mudará a cada um de vocês ao longo dessa jornada universitária”, pontuou.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, comentou que duas ocasiões na vida universitária muito importantes: a acolhida e a colação de grau. “Este momento de acolhimento é um momento especial, sobretudo, porque estamos enfrentando uma pandemia global, e a Universidade tem feito um esforço grande para garantir a acessibilidade e conectividade de todos os estudantes. Serão lançados dois editais da Proaes, visando à inclusão digital de discentes em situações de vulnerabilidade socioeconômica, será o sexto e sétimo edital de empréstimo de tablets e chips, além da oferta de auxílios estudantis por meio de bolsas”, informou.

A pró-reitora de Ensino, Isabel Cabrera, parabenizou todos os estudantes que ingressaram pelo Sistema de Seleção Unificada referente ao semestre 2021.2. “Esse é um momento de conquista tanto dos estudantes que estão começando o semestre, como dos professores e técnicos que têm realizado um processo de adaptação do ensino de graduação e pós-graduação, assim como todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade. Diante de todas as situações vivenciadas no período de pandemia, elenco uma positiva que é a forma de se reinventar. A UFMA nunca parou, e procuramos realizar da melhor forma possível uma educação de excelência, porque essa é a Universidade em que acreditamos”, salientou.

Durante seu discurso, o reitor Natalino Salgado saudou, de forma carinhosa, todos os presentes virtualmente na cerimônia, técnicos-administrativos, docentes, estudantes, familiares e amigos. “Estamos em festa com este momento de acolhida e de coração aberto. Ao longo destes 55 anos de história, a Universidade ultrapassou a marca de mais de 100 cursos, abrangendo todas as áreas das Ciências Humanas, Sociais, Agrárias, Saúde e Tecnológicas. Somos referência para o Estado do Maranhão e para o país inteiro. Detemos uma boa estrutura, com laboratórios, centros de pesquisa, salas de aula, para atender com qualidade e excelência estes novos alunos, e amanhã celebrando a diplomação deles, outro momento mágico na vida universitária”, ressaltou. 

Ele ainda enfatizou que, até 2007, 90% da Universidade estava concentrada na capital, e que hoje a Universidade está interiorizada nos oito câmpus do continente, produzindo ciência e conhecimento com a comunidade e fortalecendo o desenvolvimento de cada município e região em que a Universidade se encontra, atingindo estudantes do estado e de todo o Brasil, por meio da Universidade Aberta, ensino a distância e a mobilidade virtual entre instituições de ensino superior.

São visíveis e palpáveis os indicadores sociais e econômicos presentes em cada região onde a Universidade se apresenta. Ela cumpre com seu papel social, ajudando no desenvolvimento de vários maranhenses e brasileiros. A educação é um princípio básico para que as pessoas atinjam sua liberdade e sua consciência política, oportunizando empregos, desenvolvimento social e sustentável e o exercício da cidadania e da democracia. Estes jovens carregam um sonho ao adentrarem os portais da Universidade, mesmo que neste período seja de forma remota, e a Universidade é um espaço para a realização destes sonhos”, finalizou.

Saiba mais

Ao final da cerimônia foi transmitido um trecho do musical “João do Vale – O Gênio Improvável” que faz parte do projeto “Nosso Jeito”, uma iniciativa da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA.

Assista na íntegra a Cerimônia de Acolhida de estudantes calouros e veteranos de 2021.2:

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: