Notícias
UFMA realiza aula inaugural do primeiro Mestrado em Nutrição do Maranhão
Discentes e docentes da PPGN reunidos no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Foto: Giovanna Carvalho
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, no dia 14, a aula inaugural da primeira turma de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN), marco importante para a instituição e para o estado. O evento reuniu os novos discentes, coordenadores e professores do curso, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), marcando o início das atividades.
A palestra de abertura foi ministrada de forma remota pelo professor Gilberto Kac, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explorando o tema “A trajetória da área de Nutrição na CAPES e a importância da pesquisa aplicada”. A participação do pesquisador trouxe um panorama sobre as perspectivas e avanços da área, servindo de ponto de partida para as boas-vindas aos novos discentes.
A coordenadora do PPGN, professora Ana Karina Teixeira, destacou a relevância do momento: “Estamos comemorando também a vinda dos 17 alunos que foram aprovados no processo seletivo, convidando o professor Gilberto Kac, que é um representante de peso da área da nutrição. Nós já tínhamos um pouco de contato com o professor, em virtude da pós-graduação, pesquisa, e ele aceitou de imediato”.
A subcoordenadora do programa, professora Sueli Ismael, lembrou que o palestrante também foi coordenador do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), sendo referência para políticas do Ministério da Saúde voltadas à suplementação e combate à anemia infantil. Ela também ressaltou a importância do novo programa para a valorização do profissional de Nutrição na região.
“O programa de pós-graduação em nutrição é uma grande conquista para nossa categoria profissional, considerando que é a primeira existente no Estado do Maranhão, e foi de interesse da CAPES lançar um edital que abrisse mais pós-graduações, principalmente, na região da Amazônia Legal, onde o Maranhão está inserido, para reduzir as diferenças na região onde existem essas assimetrias, considerando que grande parte das pós-graduações, principalmente na área de nutrição, estão situadas na Região Sudeste e na Região Sul do país”, pontuou.
Na ocasião, a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Flávia Nascimento, enfatizou que a implantação do PPGN consolida um sonho antigo e reforça o papel da UFMA no desenvolvimento científico do Maranhão.
“Então, foi sonhado por mais de vinte anos, e hoje se torna realidade com a primeira turma. Um mestrado temático e específico em uma determinada área, mais um programa para o CCBS. Com certeza, é uma área que está crescendo muito e avançando em conhecimento e tecnologia e que trará bons frutos para a nossa Universidade e para o nosso estado como um todo. Então será um marco importante.”

Comunidade acadêmica reunida no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Foto: Giovanna Carvalho
Em concordância, a diretora de Pós-Graduação da UFMA, Rosângela Fernandes, celebrou o empenho institucional para tornar o programa realidade.
“A UFMA se empenhou muito para conseguir com que o mestrado fosse aprovado. Então, hoje é um dia de festa, é um dia de comemorar mais uma vitória da UFMA, porque nós temos mais um curso entre os 62 cursos de pós-graduação. Ele é o mais recente aprovado, e é uma alegria hoje estar aqui nessa aula inaugural para juntos prestigiar esse momento”.
Para Geowanna Silva, uma das 17 discentes aprovadas no processo seletivo do programa, o momento representou uma grande realização pessoal e coletiva.
“O início desta pós-graduação é um sonho realizado, não apenas dos professores, mas de nós, alunos da UFMA também, que sonhamos com isso durante muito tempo. Estar aqui hoje, para mim, é um motivo de muita gratidão e realização, tanto pessoal quanto profissional, porque foi um sonho, como eu mencionei, poder participar desse processo seletivo e conseguir alcançar a aprovação”, ressaltou ela.
Ao formar novos pesquisadores, o programa contribui diretamente para o avanço da Ciência e do bem-estar social, sendo uma grande conquista para o estado e toda a região amazônica.
Mais sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) da UFMA foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Portaria MEC nº 113, de 17 de fevereiro de 2025, publicada no Diário Oficial da União. O curso iniciou oficialmente suas atividades em 15 de setembro de 2025, com regime de entrada anual, e funciona no prédio da Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
O programa tem como objetivo formar mestres com competência técnica e científica para atuação profissional, na docência, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, aplicando, de forma integrada, os conhecimentos das Ciências dos Alimentos e da Nutrição voltados à promoção da saúde individual e coletiva.
Com uma única área de concentração, o PPGN contempla duas linhas de pesquisa principais, a primeira em Estudos Clínicos e Experimentais em Nutrição na Saúde e na Doença e a segunda em Análise do Estado Nutricional de Populações e de Políticas de Saúde, Alimentação e Nutrição. O corpo docente do programa é composto por dezoito professores doutores, sendo catorze permanentes (um deles externo à UFMA) e quatro colaboradores.
Por: Giovanna Carvalho
Fotos: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante