Notícias
UFMA realiza aula inaugural do curso de especialização 'Comando e Estado Maior' destinado a policiais militares do estado do Maranhão
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Sistema de Segurança Pública do Maranhão, por meio da Política Militar do Maranhão (PMMA), promove, na segunda-feira, 13, a partir das 10h, a aula inaugural da primeira turma do curso de especialização 'Comando e Estado Maior', no auditório central da UFMA, Câmpus Dom Delgado. O curso ocorre a nível nacional, seguindo a lei orgânica das polícias, que estabelece parâmetros e requisitos para a formação e capacitação dos profissionais de segurança.
A aula inaugural contará com a presença da coordenadora do curso de especialização e professora do departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração (DECCA), Rosângela Guimarães Rosa, representantes da UFMA e do Sistema de Segurança Pública do Maranhão - PMMA, professores e alunos do curso.
Com a alteração da lei em dezembro de 2023, houve uma alteração para que as progressões funcionais dos cargos de alto comando estejam associadas a realização de Pós-graduação em universidades públicas. A formação visa proporcionar a aquisição de conhecimento e instrumentos de gestão que contribuam para a elevação dos padrões de eficiência na aplicação dos recursos por parte dos participantes, eficácia dos resultados e efetividade da gestão pública da segurança como instrumento a serviço da defesa dos direitos humanos e no atendimento às necessidades dos cidadãos.
A coordenadora do curso Rosângela Guimarães comenta sobre a quantidade de alunos inscritos e que participarão ativamente do curso. “Nós realizaremos agora, iniciando em maio, duas turmas simultâneas, cada uma com 55 alunos. Pretendemos qualificar cerca de oitenta oficiais até setembro. Essa é a proposta das primeiras turmas, mas o curso é sequencial e todo ano a UFMA vai oferecer pelo menos duas turmas do curso para bombeiros e policiais militares. É um curso de 370 horas, uma pós-graduação lato sensu”, informa.
Sobre o processo seletivo, Rosângela explica como acontece e como se dá o seu processo por ser tratar de uma especialização lato sensu: “O processo seletivo é feito pela Polícia Militar, pois precisa obedecer os critérios da resolução interna da polícia, sobre quem pode participar, quais os pré-requisito, entre outros. Logo, a Polícia Militar realiza o edital, o processo de inscrição e a seleção dos alunos. Cabe a UFMA, a realização do curso, então é a gestão acadêmica, onde eles passarão pelas disciplinas e, por fim, o trabalho de conclusão de curso, o TCC, onde os alunos irão elabora-lo a partir dos conhecimentos adquiridos ao decorrer do curso e que irão aplicar dentro das suas áreas de atuação”, conclui.
Por: Karina Soares