UFMA realiza ação natalina na Creche Escola Cristo Rei, em parceria com a campanha Papai Noel dos Correios

publicado: 20/12/2022 11h41, última modificação: 20/12/2022 15h11

Melhor do que todos os presentes debaixo da árvore de Natal, são sorrisos cativantes, olhares inquietos e alegria contagiante, algo que pôde ser vista na manhã de segunda, 19, na Creche Escola Comunitária Cristo Rei, onde as crianças recepcionaram a comitiva da Universidade Federal do Maranhão, na ação natalina de entrega de brinquedos. Tirando sonhos do papel para torná-los realidade, a ação ocorreu por meio dos projetos “UFMA Fraterna” e “Bibliotecas da UFMA Solidárias”, em parceria com a campanha “Papai Noel dos Correios”.

A ação representa, nas palavras do reitor Natalino Salgado, o espírito humanístico e de solidariedade que a Universidade sempre implementa em suas atividades. “Essa ação é realizada a cada ano. São várias personalidades que adotaram esta escola comunitária, que é muito importante para as crianças do bairro Sá Viana. Hoje, observa-se o sorriso e a felicidade delas e de seus familiares. É um momento sublime. Estamos aproveitando essa festividade do nascimento de Jesus para simbolizar esse ato de doação, solidariedade e, sobretudo, amor ao próximo”, comentou.

Desde 2020, a Creche Escola Cristo Rei faz parte das ações e dos projetos solidários da UFMA voltados para a comunidade Itaqui-Bacanga. Em 2021, foram distribuídos 114 brinquedos para as crianças da creche, e, este ano, foram distribuídos 90 presentes, conforme afirmou o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos. “Essa é uma das ações que a UFMA vem realizando regularmente na Creche, pois entendemos que uma creche que fica perto da Universidade é nossa vizinha, então, temos esse compromisso social também de ajudar”, complementou.

Segundo a diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, essa ação é especificamente a entrega de presentes às crianças que escrevem a cartinha de Natal e que são recolhidas pela Universidade, e, com isso, os brinquedos são distribuídos junto com a campanha “Papai Noel dos Correios”. “Essa creche é abraçada, amadrinhada e apadrinhada pela Instituição. Aliás, temos ações durante o ano inteiro, no sentido de melhorar as condições do local para que essas crianças possam ter mais alegria e um espaço de mais qualidade para poder estudar e crescer”, contou.

Uma das pessoas mais agradecidas pela campanha foi a presidente da Creche Cristo Rei, Terezinha Oliveira Costa, que comentou o valor da ação para as crianças atendidas. “A entrega de brinquedos e a atenção da Universidade por esta entidade é muito importante, não só para mim, mas também para toda a comunidade, uma vez que a creche já chegou a alfabetizar mais ou menos cerca mil crianças desde 1991”, agradeceu.

Para Jhonatas Frazão, pai dos alunos Enzo e Jhonatas, o gesto realizado pela UFMA é muito interessante, pois ficará marcado para sempre na vida dessas crianças. “A doação de brinquedos é de suma importância para as crianças, principalmente, pelo fato de estarmos nos aproximando do Natal”, disse.

Confira as fotos da ação natalina:

Entrega dos presentes do Papai Noel dos Correios na Creche Cristo-Rei - 19-12-2022

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro