Notícias
UFMA realiza 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Economia, Inovação e Meio Ambiente
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Ciências Econômicas, realiza, entre os dias 22 e 24 de outubro, o 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Economia, Inovação e Meio Ambiente (GEIA). O evento ocorrerá no Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo), e tem como temática “Cadeias Produtivas, Sustentabilidade e Transição Ecológica no Bioma Amazônico”, reunindo a comunidade acadêmica e instituições parceiras em torno do debate sobre o desenvolvimento ecológico na Amazônia.
O seminário visa promover um espaço de diálogo interdisciplinar sobre o papel da ciência na construção de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento regional. Durante a programação, serão realizados painéis temáticos, apresentações de pesquisas e projetos em desenvolvimento, além de debates com especialistas da área ambiental e econômica, abordando os desafios e as oportunidades do Bioma Amazônico no contexto das mudanças climáticas, com base em conceitos como a Agroecologia e a Sustentabilidade Produtiva.
De acordo com o coordenador do evento, Jadson Pessoa, a iniciativa surgiu como uma oportunidade de realizar a divulgação científica do GEIA. “A motivação surge do interesse do grupo de divulgar nossas ações e fomentar o debate em torno de temas de interesse do grupo, tais como cadeias produtivas inseridas no bioma amazônico e seus efeitos”, destacou ele.
O seminário contará com a participação de instituições parceiras, como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A presença de especialistas e representantes de órgãos públicos deve ampliar o alcance das discussões e contribuir com diferentes perspectivas sobre políticas públicas e sustentabilidade.
Além disso, o seminário contribui diretamente para o fortalecimento da pesquisa e da produção acadêmica na UFMA, ao promover articulações com outros centros de pesquisa reconhecidos nacionalmente.
“Reunir diferentes instituições para discutir cadeias produtivas e transição ecológica no bioma amazônico é uma oportunidade de construir soluções conjuntas para os desafios do desenvolvimento regional, sobretudo, para o Bioma Amazônico. O evento reforça o papel da Universidade como promotora de conhecimento, inovação e transformação social voltada à realidade local”, pontuou Jadson Pessoa.
As inscrições estão abertas até o dia 23 e podem ser realizadas de forma gratuita pela plataforma Even3, em que também estão disponíveis informações sobre a programação completa.
Aberto a discentes, docentes, pesquisadores e público geral, a proposta une ciência, inovação e preocupação ambiental, buscando fortalecer o vínculo entre pesquisa científica e setores sociais, em meio aos desafios do desenvolvimento consciente na atualidade.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante