UFMA realiza 1° Ciclo de Palestras: Pesquisa, Programas Institucionais e Geopolítica Espacial Brasileira para alunos de BICT e Engenharias

publicado: 01/04/2024 17h48, última modificação: 10/04/2024 10h15

Com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da FINEP, e do Programa de Pós-Graduação Aeroespacial (Ppgaero), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Engenharia Espacial, sediou o 1° Ciclo de Palestras de Pesquisa, Programas Institucionais e Geopolítica Espacial Brasileiro, ocorrido na última quinta-feira, 26. O evento abordou o projeto da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), além de aspectos da geopolítica e do mercado espacial.

Segundo o coordenador do evento, Carlos Brito, professor e coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, o objetivo do evento é compartilhar os conhecimentos sobre a temática aeroespacial. “O objetivo é trazer para a comunidade acadêmica da UFMA o conhecimento sobre a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), que é um tipo de carga útil que pode ser colocada em foguete e, com isso, levar experimentos acadêmicos. Então, a UFMA está participando desse projeto junto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço, com apoio da Agência Espacial Brasileira. Aproveitamos o evento para trazer outras pessoas do setor para, justamente, expor outros temas de interesse da comunidade, como geopolítica espacial e mercado espacial”, explicou o coordenador.

Para a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, o ciclo de palestras é uma oportunidade de aproximar os discentes dos seus campos de trabalho. “Esse evento é muito importante, considerando que nós temos um curso de graduação que recebeu recentemente uma nota 5, que é o curso de Engenharia Aeroespacial. Temos também uma pós-graduação em Aeroespacial, que é um programa em rede com três estados participando. Temos aqui a Agência Espacial Brasileira, mas também os representantes do CLA e o professor Carmona, que é representante da Finep, falando um pouco das possibilidades de financiamento nessa área. Então é um momento bastante rico, porque estamos colocando os alunos em contato com essas instituições para que eles entendam o campo de trabalho em que eles podem se inserir depois de se formarem”, pontuou a pró-reitora.

O 1° Ciclo de Palestras de Pesquisa, Programas Institucionais e Geopolítica Espacial Brasileiro na UFMA despertou a curiosidade em estudantes como Danilo Freitas, do primeiro período do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia: “Eu gostei muito, é importante, ainda mais pra mim, que ainda não decidi a minha área na engenharia. Então eu estou gostando bastante. Por meio da palestra, posso aprender e realmente saber mais sobre a engenharia espacial”, afirmou.

Como parte da programação e importante campo de trabalho, o Centro de Lançamento de Alcântara também foi apresentado para os participantes do evento. A relação do CLA com a Universidade foi destacada pelo diretor do Centro de Lançamento, o coronel aviador Clóvis Martins de Souza. “Essa aproximação da academia com o Centro de Lançamento é de extrema importância. Não só para a própria academia, como para o Comando da Aeronáutica. Este evento é a consolidação dessa parceria. A gente ajuda na formação e o desenvolvimento dos projetos e os próprios Trabalhos de Conclusão de Curso acabam agregando conhecimento ao Centro de Lançamento”, pontuou o diretor.

A aluna do oitavo período do curso de Engenharia Aeroespacial Ana Luísa avaliou que o evento foi interessante tanto para quem está entrando nos cursos quanto para quem está saindo. “É muito positivo, uma boa oportunidade para os estudantes terem acesso a informações e terem contato com tantas pessoas experientes na Engenharia. Não é comum, dentro desse contexto aeroespacial, termos acesso a grandes nomes e organizações.  Houve falas de perspectiva de mercado no Brasil e também voltadas aqui para o Maranhão. Vimos quais são as oportunidades que existem, e as áreas de atuação. Logo, para mim, que já estou na Engenharia Aérea Espacial, é muito legal, mas também para quem está no BICT, quem está entrando ainda, é mais legal ainda, que tem como esclarecer muitas dúvidas”, concluiu.

Space Week Nordeste em São Luís

Em 2024, a UFMA sedia um dos principais eventos sobre Ciência e Tecnologias Espaciais do país, que ocorre anualmente na Região Nordeste, a Space Week Nordeste. O evento, que populariza as pesquisas e desperta o interesse dos jovens e das jovens nessa área, atrai empresas, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na temática aeroespacial.

Segundo Cassius Chai, do comitê organizador da Space Week Nordeste, o evento é uma “oportunidade de concatenar o ensino, a pesquisa, a indústria e os interesses do governo, de modo que possamos ter aqui uma experiência chamada tríplice hélice. Demonstrar para o setor industrial, para as cadeias de produtos industriais a importância do desenvolvimento tecnológico por meio da pesquisa e do desenvolvimento”.

A Space Week Nordeste ocorre entre os dias 16 e 22 de setembro, as inscrições já foram iniciadas. Para mais informações, acesse o site do evento.

Por: Camilla Fernanda

Fotos: Ingrid Trindade