Notícias

UFMA reafirma compromisso com a Educação das Relações Ético-raciais por meio de concurso inédito na área

publicado: 09/09/2025 11h57, última modificação: 09/09/2025 14h23
UFMA fortalece formação docente com concurso inédito em Educação das Relações Ético-raciais

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), está promovendo o primeiro concurso público para a carreira de magistério superior na disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais, vinculada ao Departamento de Educação do curso de Pedagogia. O processo seletivo em andamento, por meio do Edital nº 125/2025-PROGEP, consolida um marco importante tanto para a instituição quanto para a educação pública do país. 

O concurso público oferece 28 vagas para professor do Magistério Superior, distribuídas entre os Centros e subunidades acadêmicas, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. As atividades do seletivo tiveram início em maio e seguem calendário definido pelas subunidades. 

A criação de vagas específicas para essa disciplina representa um avanço significativo no fortalecimento da implementação da Lei nº 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, sendo essa uma medida que contribui para potencializar o ensino na estrutura acadêmica. 

Para o professor Acildo Leite da Silva, que faz parte da comissão examinadora do concurso, a novidade fortalece o protagonismo da UFMA no campo da formação docente e no compromisso social com a diversidade.

"Essa é uma decisão muito importante da Universidade com implementação da Educação da Relações Étnico-raciais nos currículos de formação de professores, nos cursos de licenciatura, indo ao encontro da demanda imposta pela Lei 10.639/2003, que  passa a exigir a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na educação, e o curso de pedagogia então realiza o primeiro concurso da UFMA para essa área, tão importante para a formação".

O resultado provisório está previsto para ser divulgado no dia 6 de outubro, no site da PROGEP. Acesse aqui.


Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: