Notícias

JANEIRO BRANCO

UFMA proporciona suporte para os cuidados da saúde mental e emocional

publicado: 15/01/2025 11h20, última modificação: 16/01/2025 12h05
UFMA proporciona suporte para os cuidados da saúde mental e emocional

Com o intuito de conscientizar e promover a saúde mental e emocional, o primeiro mês do ano é dedicado à campanha Janeiro Branco. A escolha do mês de janeiro para reforçar os cuidados com a saúde mental está relacionada à reflexão sobre um novo ciclo e os planejamentos para o futuro que são criados nesta época do ano. A iniciativa foi criada em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, e, em 2023, foi sancionada a Lei n° 14.556, que institui essa campanha. Neste ano, a campanha traz o tema: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.

Diversos fatores podem contribuir para o desgaste mental, inclusive a rotina intensa de trabalho e as variadas tarefas no ambiente acadêmico. A psicóloga do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Andrea Matos de Oliveira, explica quais os principais sintomas de desgaste mental, as dificuldades e as doenças resultantes dessa problemática.

“Estresse prolongado, que pode vir de questões profissionais ou do âmbito acadêmico, geram prejuízos na rotina, causando mudanças de humor, esgotamento físico, problemas no sono e na alimentação. Podem se tornar causas de transtornos mentais como transtorno depressivo, transtornos de ansiedade, incluindo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), assim como outros transtornos do humor”, pontuou.

É perceptível que a comunidade acadêmica tem uma rotina marcada por variadas tarefas que geralmente afetam a saúde mental e emocional, por causa da quantidade de demandas desses indivíduos, já que são expostos em diversas situações no dia a dia. Nesse sentido, quais serviços a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove para os cuidados da saúde mental e emocional dos discentes e servidores? E quais ações estão sendo desenvolvidas em alusão ao Janeiro Branco?

Assistência ao discente

A diretora de Atenção à Saúde do Discente da UFMA, Lissandra Dayse, explica como funciona os atendimentos e quais são os serviços oferecidos pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes). “Atualmente, a Proaes conta com o atendimento individual ao discente por meio da Divisão de Atendimento e Ações em Saúde e da Diretoria de Atenção à Saúde do Discente. São ofertadas orientações nas áreas de saúde mental (psicologia e psiquiatria), clínico geral e nutrição para os discentes regularmente matriculados em componente curricular de cursos de graduação e pós-graduação presenciais no Câmpus Bacanga. A UFMA também conta com atendimentos em saúde mental nos Câmpus Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz e Pinheiro”, pontuou.

Durante o Janeiro Branco, a Proaes realiza a divulgação da campanha nas redes sociais, no site e nos atendimentos; cria parceria com a Rádio Universidade por meio do programa “Tudo Sobre Saúde Mental”; oferece treinamento de capacitação em intervenções em situações de crise para as equipes de assistência estudantil de São Luís e dos Centros, além de desenvolver um trabalho a respeito dos cuidados individuais, reforçando a essência da prática da atividade física, da alimentação saudável e do autoconhecimento, e também promove a divulgação dos serviços na área de psicologia e psiquiatria no âmbito institucional.

Os discentes interessados no atendimento psicológico ou psiquiátrico devem encaminhar um e-mail para daasproaes@ufma.br com o título “ATENDIMENTO” e, no corpo do e-mail, informar seu nome completo e número de matrícula ativa. Após esse primeiro passo, os discentes vão passar por uma triagem para análise da demanda e encaminhamento para área adequada.

No dia 30 de janeiro, às 9h30, a Proaes vai promover uma roda de conversa sobre “Acolhimento e suporte em situações de crises psicológicas no ambiente universitário”, no auditório do BICT. O momento é destinado à comunidade acadêmica em geral, e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://sigeventos.ufma.br/sigeventos/public/home.xhtml (Entrar com login e senha - Área do Participante - Realizar inscrição). 

Assistência ao servidor

Segundo a psicóloga da Divisão de Qualidade de Vida (DQV), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Alynne Virginya, a DQV iniciou a campanha educativa sobre saúde mental no perfil do Instagram da Progep e reforça o cuidado do corpo e da mente. “A campanha vem abordando temas como o autocuidado, a importância de buscar ajuda quando necessário, o equilíbrio entre corpo e mente, e a construção de ambientes de trabalho mais empáticos e respeitosos. Além disso, destaca-se a prevenção e a prática de pausas durante a rotina para garantir a saúde integral do trabalhador, enfatizando a saúde mental como um direito de todos”, ressaltou.

Os serviços oferecidos pela DQV são por meio do Programa de Saúde Mental, proporcionando suporte de diversas maneiras como: campanhas educativas, palestras, cursos, webinários, oficinas, acompanhamento individual, grupos de apoio e acompanhamento a gestores. O acompanhamento aos servidores ocorre de forma on-line e presencial, sendo flexível conforme a disponibilidade do paciente, e os atendimentos são realizados por um período determinado, com intuito de oferecer ajuda adequada nas questões relacionadas ao trabalho. A solicitação pode ser feita pelo e-mail dqv.progep@ufma.br ou pelo telefone (98) 3272-8817/ 8818.

A Progep, por meio da Divisão de Qualidade de Vida e da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento, vai desenvolver o Webinário Saúde Mental no Trabalho: Um Direito de Todos. O evento será dia 28 de janeiro, às 14h, com inscrições abertas por meio do Sigrh, na aba de capacitação.

Serviço Escola de Psicologia

Promovido pelos professores e pelos discentes do curso de Psicologia da UFMA, o Serviço Escola de Psicologia (SEP) tem o objetivo de oferecer campos de estágios, básico e específico, projetos de extensão e pesquisa do referido curso; proporcionar atendimento à população em vulnerabilidade social e divulgar a Psicologia como ciência e profissão no Maranhão e em âmbito nacional.

A professora do Departamento de Psicologia e coordenadora do SEP, Wanderléa Ferreira, comenta como funcionam os atendimentos e o público-alvo da ação. “Os atendimentos psicoterápicos são realizados pelos/as discentes dos últimos anos do curso de Psicologia, com supervisão feita pelos professores da área clínica, e também em outros campos de atuação da Psicologia. O público está direcionado à comunidade acadêmica e ludovicense, em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que esteja cadastrado no CAD”, compartilhou.

Normalmente, as inscrições ocorrem no começo de cada período letivo, sendo noticiada pelas mídias da UFMA e realizada de maneira on-line ou pelo Totem, localizado no SEP.

Apoio e prevenção

É fundamental o apoio da família, do psicólogo, da Universidade e do ambiente de trabalho no cuidado e na precaução da saúde física, mental e emocional. Andrea Matos destaca a importância do suporte no tratamento e na prevenção.  “A família exerce um papel importante de amparo que minimiza o sofrimento psíquico. Sentir-se apoiado num momento de desequilíbrio ajuda a superar aquele momento. O apoio psicológico trata os adoecimentos em que a família e os amigos não conseguem, porque o transtorno está mais severo e que precisa de técnicas que levem ao alívio e ao equilíbrio. Tem papel de psicoeducação e acolhimento que não é possível com amigos e familiares. Universidades e instituições de trabalho devem estar atentas à saúde mental dos indivíduos na medida em que leva a uma maior produtividade e maior aprendizado daquele indivíduo que está emocionalmente equilibrado”, relatou.

Andrea Matos compartilha as medidas de autocuidado que devem ser tomadas como: atividade física, conciliar bem o sono, lazer, cuidados com a alimentação, boas relações interpessoais e buscar ajuda profissional.

Contudo a saúde mental é um assunto que precisa ser discutido nos diferentes espaços, sendo fundamental que as intuições adotem medidas e proporcionem a seus participantes o suporte adequado para a prevenção do desgaste mental e apoio para os indivíduos afetados pelas doenças resultantes dessa problemática.

Por: Aline Vitória

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: