Notícias
UFMA proporciona observação do eclipse para centenas de maranhenses
No último sábado, 14, os maranhenses ficaram de olho no céu para não perder nenhum detalhe do histórico eclipse solar anular. Em São Luís, Grajaú e Balsas, a UFMA proporcionou a observação do fenômeno com a disponibilização gratuita de óculos especiais para a população das cidades.
Em São Luís, por meio do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA, o ponto de observação foi montado na Praça Maria Aragão. Segundo o professor Antônio José Silva Oliveira, coordenador do Planetário, mais 18 mil pessoas puderam observar o espetáculo. Quem não esteve na Praça Maria Aragão pôde acompanhar o eclipse pelo canal do Planetário na internet.
“A experiência foi muito positiva, em especial, para crianças, jovens, estudantes de ensino médio e professores. Um evento para ficar na história do Brasil e do Maranhão. No Maranhão, por meio do @ilhadacienciaplanetarioufma, chegamos a 2 mil visualizações.”, relatou o professor Oliveira.
Em Grajaú, a população pôde contar com transporte para o ponto de observação instalado no Câmpus da UFMA na cidade. Por meio do projeto de extensão Astronomia no Sertão, centenas de grajauenses e de turistas puderam observar o fenômeno raro. Além da parte científica, as pessoas puderam acompanhar uma programação cultural com cantores locais, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura municipal.
Segundo a professora Daniely Gaspar, coordenadora do projeto, essa é uma forma de atrair mais pessoas para os estudos da ciência. “O evento de observação do eclipse foi sem dúvida o maior evento realizado na UFMA Grajaú. Acredito que eventos como esses são importantes para atrair os jovens à ciência e para divulgar a Universidade na comunidade. Tivemos uma grande e boa repercussão, e, com o projeto desenvolvido em parceria UFMA e Ifma Grajaú, estamos fazendo de Grajaú uma cidade conhecida pela Astronomia. Pois tivemos muitas pessoas de fora que vieram ver o fenômeno conosco”, pontuou a coordenadora.
O tempo nublado e a chuva atrapalharam a observação das pessoas, que foram ao Câmpus da UFMA de Balsas, para acompanhar o eclipse solar anular. A visualização do fenômeno ocorreria depois da realização do III Congresso de Ciência e Tecnologia de Balsas - MA (III ConC&T – Balsas), que teve na programação o simpósio "Uma Aliança no Céu de Balsas-MA", com palestras voltadas para a temática da astronomia.
Segundo o professor Antônio José Silva Oliveira, a próxima vez que o Maranhão deverá ser contemplado com um eclipse dessa magnitude será em 2048.
Confira abaixo registros da observação do eclipse solar anular nas cidades em que a UFMA viabilizou a observação.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Antônio José Silva Oliveira e Prefeitura Municipal de Grajaú
Revisão: Jáder Cavalcante