Notícias
UFMA promove VII Semana do Físico
Entre os dias 17 e 20 de dezembro, o Programa de Educação Tutorial da Física (PET Física) realizará a VII Semana do Físico da UFMA, a partir das 9h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), Câmpus São Luís. O evento tem como temática central a celebração dos cem anos da dualidade partícula-onda. As inscrições estão abertas até o dia 16, via formulário on-line (acesse aqui).
Ao longo da programação do evento, serão realizadas oito palestras nos três primeiros dias, enquanto o último dia será dedicado a uma gincana. Essas atividades foram pensadas para motivar a comunidade de físicos e estudantes de Física a discutir sobre os grandes temas atuais, os resultados de pesquisas e os impactos no desenvolvimento da ciência, além de despertar o interesse da comunidade estudantil pela iniciação científica no país, desde o ensino básico.
A temática "Cem anos da dualidade partícula-onda" representa um importante marco da Física Moderna, tendo maior impacto na história do conhecimento humano. Dessa forma, permitiu o desenvolvimento das teorias quânticas, o que promoveu um grande avanço das áreas da Física, Química, Biologia e Ciências da Saúde, bem como o grande desenvolvimento tecnológico alcançado nos últimos tempos, com a microscopia eletrônica, microscópios de força atômica e de tunelamento quântico.
O professor do Departamento de Física e também organizador do evento, Jerias Alves Batista, revelou o que espera no decorrer das atividades. “A Semana do Físico tem sido, desde o início, uma referência de evento científico no âmbito da UFMA. Assim como nas edições anteriores, esta vem com grandes expectativas quanto à participação massiva do público interessado nos temas, além de discussões de alta qualidade”, afirmou o docente.
Segundo o professor, desde a sua primeira edição, a realização dessa atividade no curso é motivada pela celebração do Dia do Físico, que foi definido pela Unesco como o dia 19/05, em alusão ao ano de 1905, ano em que Albert Einstein publicou vários artigos que resultaram na maior revolução na ciência moderna. Devido à importância, buscou-se também a ampliação da temática para todos os públicos que têm contato com a Física desde o ensino médio. “Todos os palestrantes são instruídos a ministrar palestras em nível de Ensino Médio e graduação. Geralmente, são mais palestras de divulgação científica do que palestras técnicas mesmo. Tem sido assim desde o primeiro evento.”
Com o passar das edições, algumas evoluções surgiram até chegar ao formato atual. “Nos dois primeiros eventos, tivemos apenas palestras. Nos três seguintes, fizemos mesas-redondas sobre o papel da mulher na ciência, além da participação do laboratório de divulgação de ciência, do Departamento de Física, chamado ‘Ilha da Ciência’. Nesta VII Semana, resolvemos alterar a programação para torná-la mais dinâmica e optamos por uma gincana com os inscritos”, destacou Jerias.
Trazendo maior interação com o público, a gincana será composta por perguntas com conteúdo de Física para os estudantes, que serão divididos em grupos de cinco na competição. Ao final, uma premiação será entregue ao grupo vitorioso.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante