Notícias

UFMA promove segunda edição do curso “Diálogos Baixadeiros”

publicado: 13/10/2025 12h43, última modificação: 14/10/2025 08h12
UFMA promove segunda edição do curso “Diálogos Baixadeiros”

Com o intuito de promover o conhecimento e o debate de temáticas relacionadas à Baixada do Maranhão, ampliando essa realidade e alcançando diferentes públicos, o curso de História e o Colégio Universitário (Colun), ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizarão a segunda edição do curso de extensão “Diálogos Baixadeiros - Baixada do Maranhão: Ditos e Escritos”. A atividade será realizada às quartas e quintas-feiras, no período de 16 de outubro a 15 de janeiro de 2026. O processo de inscrição está disponível até o dia 19 de outubro, no Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais (SIGEVENTOS), por meio do link, disponível aqui.

A iniciativa conta com a coordenação do professor do curso de História Manoel de Jesus Barros Martins e do professor do Colun Raimundo Inácio Souza Araújo. A programação do curso está estruturada em quinze encontros: três seminários e doze rodas de conversas que serão ministrados por autores seguindo as temáticas relacionadas com o histórico e a trajetória da Baixada Maranhense.

Segundo o professor Manoel Barros, a programação surgiu a partir de uma disciplina ofertada no curso de História. “Os Diálogos Baixadeiros surgiram como uma atividade da disciplina eletiva Baixada do Maranhão: trajetórias e perspectivas, oferecida pelo Departamento de História, sob a minha responsabilidade, a partir do primeiro semestre letivo de 2023.  A disciplina tinha duas seções: a primeira, teórica, em que foram discutidas obras sobre a Baixada do Maranhão (entendida como o somatório das microrregiões Baixada Maranhense e Litoral Ocidental Maranhense); a segunda, os Diálogos Baixadeiros, consistiu em reunir autoras e autores originários ou estudiosos da Baixada para proferirem palestras sobre temáticas atinentes a essa região. A partir do segundo semestre de 2023, a ação também foi oferecida como Curso de Extensão, de modo a proporcionar a presença de quaisquer interessados, baixadeiros ou não. A expectativa é que haja um maciço interesse comunitário”, detalhou.

O curso de extensão é uma oportunidade para aprofundar os saberes sobre a baixada maranhense e sua tradição, uma cultura que faz parte da história do nosso estado e merece o reconhecimento. A programação é aberta ao público, de forma presencial e de forma on-line, com transmissão pelo canal oficial da Agência de Tecnologia da Informação (AGETIC), no YouTube.  

Confira abaixo a programação do primeiro encontro desta segunda edição.

 

Por: Aline Vitória

Fotos: divulgação

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: