Notícias
UFMA promove roda de conversa sobre maternidade e trabalho nessa quarta-feira, 14
Com o objetivo de promover um espaço de escuta, partilha e reflexão sobre os desafios enfrentados por mães no ambiente universitário, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza a roda de conversa ‘Maternidade e Trabalho na UFMA: experiências e desafios’ nessa quarta-feira, 14, a partir das 14h. A atividade é aberta a toda a comunidade da instituição e será conduzida pela professora e chefe da Divisão de Gênero e Diversidade (DIGED) da UFMA, Gisa Carvalho.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Divisão de Qualidade de Vida (DQV), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e a Divisão de Gênero e Diversidade (DIGED), vinculada à Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas (DIDAAF). Segundo a professora Gisa, a proposta surgiu como uma ação voltada para o Dia das Mães, com foco na saúde mental e nas condições de vida das mulheres no ambiente de trabalho.
“A iniciativa partiu da Divisão de Qualidade de Vida, que organiza diversas atividades e atendimentos voltados à saúde de servidores e servidoras. Eles nos procuraram para pensarmos juntos em uma ação relacionada à data, mas também atenta à realidade das mães no mundo do trabalho”, explicou.
A roda de conversa será um momento de troca coletiva e horizontal. Serão apresentados dados sobre a realidade materna na UFMA, além de referenciais teóricos e pesquisas sobre maternidade no universo acadêmico. A professora Gisa também trará contribuições baseadas em trabalhos desenvolvidos em parceria com o grupo de estudos Estrema — Tradição e Memória, que coordena. “Vamos apresentar dados sobre a realidade materna na UFMA, trabalhar com alguns referenciais teóricos e conceituais que vêm sendo feitos sobre as relações entre maternidade e universidade, falando, especificamente, com relação às pesquisadoras, mas também em relação ao mundo do trabalho de um modo geral, pensando em como pode ser essa relação com as servidoras técnico-administrativas”, afirmou.
Mais do que um momento de exposição de dados, o evento pretende fortalecer laços e incentivar a construção coletiva de estratégias e redes de apoio. Para a professora, trata-se de um espaço de acolhimento e identificação mútua entre mulheres que conciliam trabalho profissional e cuidado. “Somos muitas mães na UFMA que trabalhamos e temos o nosso trabalho de cuidado atrelado. É um desafio muito grande, mas a gente precisa saber que existem outras mulheres passando pelas mesmas situações”, destacou.
As inscrições para o evento podem ser feitas por este link. A expectativa é que a roda de conversa proporcione uma construção coletiva de experiências e estratégias para lidar com os desafios diários da maternidade e do trabalho.
“Convido todas as mães, pessoas que gestam e todas aquelas que exercem cuidados a participarem. Temos muito a construir e produzir juntas”, finalizou.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante