Notícias
UFMA promove oficinas para preenchimento da Coleta CAPES
Nos dias 21 e 22 de janeiro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), realizará oficinas on-line para capacitar coordenadores dos programas de pós-graduação no preenchimento da coleta CAPES na Plataforma Sucupira. O evento, que será transmitido pelo Google Meet, oferecerá palestras com especialistas e atividades práticas para otimizar o processo.
Além dos coordenadores dos programas de pós-graduação, as oficinas também estarão abertas aos técnicos administrativos que trabalham nos programas e aos discentes da pós-graduação. A reunião proporcionará uma troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas para a melhoria contínua do processo de coleta de dados.
Para a diretora de pós-graduação da UFMA, Rosangela Fernandes, ainda existem alguns desafios a serem superados, como a quantidade e qualidade dos dados fornecidos e a falta de familiaridade dos docentes e discentes com a plataforma Sucupira. “Essas oficinas são essenciais para sanar dúvidas e esclarecer questões relacionadas ao preenchimento”, afirmou a diretora.
Durante o primeiro dia de programação, ocorrerá a palestra de abertura com título: A Pós-Graduação: da expansão quantitativa à avaliação qualitativa com impacto social. Já no segundo dia, a palestra será com um representante da Diretoria de Avaliação da CAPES, com orientações de preenchimento, especificamente no Módulo Destaque.
Sobre a plataforma Sucupira
A Plataforma Sucupira foi desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo integrar e organizar informações cruciais relacionadas à pós-graduação, facilitando a gestão desse segmento da educação superior. Por meio dela, são fornecidas informações atualizadas, fundamentais para a integração dos discentes aos programas de fomento à pesquisa e demais agentes envolvidos na área acadêmica.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante