UFMA promove Oficina de Planejamento das Atividades de 2024 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus)

publicado: 16/01/2024 18h23, última modificação: 16/01/2024 18h28

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, nesta terça-feira, 16, a Oficina de Planejamento das Atividades de 2024 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), no auditório da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Câmpus São Luís.

Com o propósito de coordenar as iniciativas a serem conduzidas pelos estudantes de extensão e graduação da UFMA na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a oficina congrega tanto o corpo discente quanto o docente da Universidade, com o intuito de alinhar as atividades primárias, secundárias e terciárias. O enfoque principal está em harmonizar os serviços de saúde com os objetivos educacionais tanto da graduação quanto da pós-graduação.

A atenção primária, que aborda o âmbito da política nacional de atenção básica, é uma das temáticas centrais da oficina. Ela engloba a discussão sobre vigilância em saúde, em que são abordados temas relacionados aos agravos ambientais, arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos) e diversos tipos de enfermidades sujeitas a notificação compulsória.

A Universidade e a Secretaria já consolidaram uma robusta parceria no que diz respeito à imunização, notadamente evidenciada pelos recentes eventos de vacinação em massa realizados no Câmpus durante o ano de 2023. Estima-se que mais de 5 mil pessoas foram vacinadas, além das iniciativas voltadas para a prevenção e o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.

Carlos Leonardo Cunha, assessor da reitoria e um dos organizadores dessas atividades, manifesta o interesse em ampliar a colaboração para incluir a área da vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e outras ações pertinentes no contexto acadêmico. O organizador explica sobre a contribuição da união entre UFMA e Semus para o desenvolvimento de ações conjuntas na área da saúde: “De acordo com a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe ao munícipio, por meio da Secretária Municipal de Saúde, executar as ações. A UFMA é um território delimitado muito fértil, onde há uma grande concentração de pessoas na nossa comunidade acadêmica. Nós temos alunos, professores, técnicos, terceirizados, além da comunidade em torno do Itaqui-bacanga, logo é um território muito estratégico para o desenvolvimento de ações, pois você encontra um território definido, um grande percentual de população que converge com a população alvo de vários programas instituídos pelo Ministério da Saúde”.

Joseilma Garrido, diretora da divisão de qualidade de vida da UFMA, estava presente como ministrante da oficina e reforça a importância da parceria entre as duas instituições em relação à saúde. “Nós entendemos que toda parceria é bem-vinda, e, quando falamos da SEMUS e de outros órgãos também das outras esferas, nós entendemos que conseguimos agregar valor às nossa ações, bem como também entendemos que conseguimos ampliar e otimizar as ações que executamos aqui, de modo que consigamos atender melhor esse servidor, promovendo saúde e qualidade de vida no trabalho, além de fazermos o planejamento das ações, no intuito de realizar atividades em prol da comunidade acadêmica no decorrer do ano de 2024”, expressa.

Para Alinne Silva Andrade, coordenadora de saúde comunitária da Semus, a parceria entre a UFMA e a SEMUS acrescenta de maneira positiva a vida profissional e acadêmica dos futuros profissionais que trabalharão no ramo e que podem ter um contato mais direto com os serviços prestados pela secretaria e pela Universidade: “A prática se dá no nosso campo de estágio, pois a Secretaria de Saúde, melhor dizendo, o município de São Luís, é o campo de atuação desses futuros profissionais. Então, você alinha esse processo educacional ao que o aluno vai fazer, na prática, e o aluno e a instituição colhem bons frutos pois a parceria se renova fortalecendo os laços de conhecimento”, finaliza.

Por: Karina Soares

Fotos: Karla Costa