Notícias
UFMA promove o I Encontro de Multiplicadores do Participa+ no Maranhão
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES-MA), a Associação Brasileira de Enfermagem - Seção MA (ABEn-MA) e o Conselho Municipal de Saúde de São Luís (CMS-SLZ), realizará, no dia 28 de novembro, o I Encontro de Multiplicadores do Participa+ no Maranhão. A iniciativa integra o projeto da UFMA “A Atuação do Controle Social no Maranhão”, vinculado ao curso de Enfermagem da instituição. O encontro ocorrerá a partir das 8h30, na Sede do Conselho Municipal de Saúde de São Luís, no bairro Caratatiua.
Voltado aos conselheiros municipais e estaduais de saúde e às lideranças de movimentos sociais que fizeram parte das oficinas do Participa+, o evento tem por objetivo fortalecer a rede de multiplicadores do programa no estado, compartilhar experiências e aprimorar os planos de multiplicação desenvolvidos nas formações anteriores. A proposta reforça o compromisso com o fortalecimento do controle social no SUS, estimulando a atuação qualificada de conselheiros e lideranças comunitárias nos 217 municípios maranhenses. A organizadora da iniciativa e conselheira estadual de saúde, professora Silva Viana, explicou que o evento marca uma etapa importante do processo formativo:
“Este encontro é o primeiro no Maranhão que vai reunir pessoas que são chamadas multiplicadoras, que aprenderam na oficina e prometeram fazer a multiplicação da informação. Então, a gente vai chamar essas pessoas e orientá-las. E o Conselho Estadual, no caso, a comissão que coordena, vai ajudar essas pessoas que foram capacitadas a implantar o que elas prometeram neste plano no município delas”.
A programação terá o acolhimento dos participantes. Logo após, a abertura oficial será com os pronunciamentos da presidente do CES-MA, de gestores estaduais e municipais, além de representantes da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social e dos multiplicadores. Pela manhã, serão apresentados os relatos de experiências dos Planos de Multiplicação, seguidos por momentos de devolutiva dos participantes das oficinas.
À tarde, das 13h30 às 15h, será realizado o painel “Participa+ MA e suas Perspectivas”, que reunirá conselheiros do CES-MA, representantes do Ministério da Saúde no Maranhão, da UFMA e da ABEn-MA. A programação segue com encaminhamentos, pactuações e a definição dos próximos passos do projeto.
A expectativa é reunir cerca de 60 participantes, entre conselheiros e lideranças comunitárias de diversos municípios. A importância das ações formativas também foi destacada por Silvia Viana.
Segundo Silva Viana, “as oficinas abordam temas como conceitos de Saúde, História da Política Pública de Saúde no Brasil, o SUS e seus princípios, diretrizes, grandes desafios, modelos de atenção à saúde, financiamento e orçamento, controle social e democracia, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas”.
A iniciativa representa mais um passo na construção de uma rede de participação social ativa e qualificada no estado. Ao incentivar a troca de experiências e apoiar os multiplicadores em suas ações locais, o encontro reafirma a importância do diálogo, da formação permanente e do engajamento comunitário para o avanço das políticas de saúde no estado.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante