Notícias
UFMA promove minicurso sobre impacto social com pesquisadores da Universidade de Alicante
Pesquisadores da Universidade de Alicante detabem metodologias de avaliação e impacto social. Foto: Agda Matias (DCOM)
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), promove, nos dias 19 e 20, o minicurso "Metodologias de avaliação, ciência cidadã e análise social aplicada aos estudos de impacto social", com a presença de pesquisadores da Universidad de Alicante, da Espanha.
Realizado no auditório Sergio Ferretti, da Cidade Universitária, em São Luís, a programação integra as iniciativas de internacionalização, o fortalecimento de colaborações acadêmicas e o desenvolvimento da produção científica.
"Estamos em uma imersão, em um curso de avaliação de impacto social, são grandes especialistas, grandes produtores de conhecimento que estão aqui conosco. É uma grande oportunidade para os alunos da pós-graduação em Desenvolvimento em Ambiente, em Saúde e em Ambiente, e outros cursos também da nossa Universidade", ressalta o coordenador e vice-reitor da UFMA, Leonardo Soares.
Um dos palestrantes é o professor da Universidad de Alicante, Iker Jimeno. De acordo com o pesquisador, "o objetivo do curso é transmitir aos participantes esse conhecimento sobre metodologias e técnicas de pesquisa que vêm do campo científico e que podem ser aplicadas a casos específicos. [O intuito é] transferir esses tipos de metodologias que vêm do campo científico e que auxiliam na gestão social e ambiental de populações, tanto em áreas rurais quanto urbanas", explica.
Minicurso contou com a presença de docentes, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos da UFMA. Foto: Agda Matias
Já foram realizadas expedição científica internacional no litoral amazônico; curso internacional; Expedição Lençóis Maranhenses e oficina comunitária socioambiental. De acordo com o professor e coordenador do Prodema, Arkley Bandeira, a programação vai além da dimensão teórica, incluindo também atividades práticas. Ele menciona que o grupo já esteve em Turiaçu observando os impactos das mudanças climáticas junto às comunidades pesqueiras. Além disso, visitaram o Parque Estadual do Bacanga e o Maracanã para acompanhar as agendas sociais, e ainda planejam ir a Barreirinhas. Segundo ele, a proposta é integrar teoria e prática.
"Estamos desenvolvendo uma série de atividades com pesquisadores, professores da Universidade de Alicante em um grande programa que nós denominamos de ProLitoral. A ideia é aproximar uma metodologia que é muito importante nos estudos sociais e ambientais da Espanha, que chama Metodologia de Impactos Sociais", frisa.
Para a discente do curso de Oceanografia da UFMA Ana Daniele, a integração entre teoria e prática e a presença de pesquisadores internacionais contribuem para pensar em alternativas nos quesitos ambientais e sociais. "Nós conhecemos os problemas sociais do Brasil e, vindo professores de fora, a gente consegue ver isso mundialmente, que coisas que acontecem aqui não acontecem somente aqui, mas também é um problema mundial. E como nós podemos resolver isso, não só aqui no Brasil, mas mundialmente também. Isso que o torna importante porque a gente sabe que, nesses últimos anos, temos pecado muito em questão de âmbito social e ambiental. E, a partir disso, a gente abre os nossos olhos", afirma.
A programação se estende até nesta terça-feira, 20, até às 17h, no auditório Sérgio Ferretti, em São Luís.
Por: Sarah Dantas
Fotos: Agda Matias
Revisão: Jáder Cavalcante