Notícias

UFMA promove IV Encontro Maranhense de Economia

publicado: 27/05/2025 08h00, última modificação: 27/05/2025 11h48
UFMA promove IV Encontro Maranhense de Economia

Com a temática “Mudanças Climáticas e Inteligência Artificial: novos desafios para o desenvolvimento socioeconômico”, o Departamento de Economia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon-MA) e com o Governo do Maranhão, realizará o IV Encontro Maranhense de Economia (Eme). A programação ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Ciências Sociais (CCSo).

As inscrições como ouvintes podem ser realizadas até o dia 3 de junho, a submissão de trabalhos será aceita até o dia 29 de maio, ambas as inscrições devem ser feitas por meio do link (https://www.eme.ufma.br). No site, também está disponível o valor das inscrições e como vão funcionar as apresentações dos projetos inscritos. 

Segundo o coordenador do Encontro, José Lúcio Silveira, a iniciativa surgiu em decorrência das necessidades socioeconômicas do Maranhão: “O Encontro Maranhense de Economia (EME), cuja primeira edição ocorreu em 2019, surgiu de um grupo de professores do Departamento de Economia (Decon) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que detectou a necessidade de discutir as condições socioeconômicas em que estão assentadas as bases produtivas e sociais do Estado do Maranhão. Além disso, concluiu-se que a referida tarefa não é exclusiva das universidades, tampouco do poder público estadual, mas é um processo de construção coletiva, no qual devem também inserir-se os empresários, estudantes e a sociedade civil”, compartilhou. 

A programação contará com mesas-redondas, conferências e apresentação de trabalhos. O Eme é voltado para estudantes e profissionais interessados na temática da economia maranhense em um sentido mais amplo. A iniciativa terá a participação das instituições: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA), Secretaria de Turismo da Prefeitura de São Luís, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria Municipal da Fazenda de São Luís (Semfaz) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema). 

A atual edição do Eme segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). José Lúcio Silveira destaca o intuito do momento: “O EME tem o objetivo de propiciar a discussão, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, de temas relevantes para o desenvolvimento maranhense e brasileiro. E sua continuidade representa um esforço para consolidar um fórum institucional de debate regular da realidade maranhense e brasileira”, ressaltou. 

A primeira edição do Encontro Maranhense de Economia ocorreu em 2019, de forma presencial e apresentou o tema “Repensando as Estratégias de Desenvolvimento do Maranhão”. A segunda edição foi realizada em 2021, de forma virtual, por causa da pandemia, e contou com a temática “Maranhão e Brasil pós-pandemia”. A terceira edição ocorreu em 2023, tendo como enfoque “Guerra e pós-pandemia - Reflexões para o Brasil e Maranhão”. 

 

Por: Aline Vitória 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: