UFMA promove iniciativa de suporte aos alunos que realizaram a prova do Enade nesse domingo, 26

publicado: 27/11/2023 15h32, última modificação: 28/11/2023 16h28
UFMA promove iniciativa de suporte aos alunos no Enade que realizaram a prova nesse domingo, 26

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) demonstrou compromisso contínuo com a excelência acadêmica e o bem-estar de seus estudantes ao realizar uma ação de apoio nesse domingo, dia 26, em suporte aos alunos que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2023, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Durante o evento, foram distribuídas garrafas de água e kits compostos por máscaras, barra de cereal, caneta e marcador de página.

Neste ano, aproximadamente 839 alunos da UFMA realizaram a prova referente a 21 cursos distribuídos nos câmpus de Balsas, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís, abrangendo áreas do conhecimento vinculadas ao ano I. Essas áreas incluem os cursos de bacharelado em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e campos relacionados, bem como Engenharias e Cursos Superiores de Tecnologia em áreas como Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Em Balsas, participaram da prova os estudantes concluintes dos cursos de Engenharias Ambiental, Civil e Elétrica. Em Chapadinha, os cursos avaliados foram Agronomia e Zootecnia. Em Imperatriz, os cursos incluídos na avaliação foram Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Medicina.

No Câmpus de Pinheiro, os alunos do curso de Enfermagem e Medicina foram avaliados. Em São Luís, que concentrou o maior número de cursos avaliados, os estudantes foram dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e diversas Engenharias, como Ambiental, Sanitária, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica e Química.

A procuradora institucional da UFMA, Audirene Amorim Santana, enfatiza que o Enade é reconhecido como um elemento catalisador e fundamental, presente em todos os programas de ensino superior no país. “Temos duas etapas nesse processo de avaliação: a prova e o questionário de estudante. Ambos são pontuados na nota. Temos o conceito, que vai de 1 a 5, e a nota de excelência é 5. Nós, da UFMA, buscamos a excelência. Por isso é muito importante a presença dos alunos aqui na avaliação. É uma prova que avalia o conhecimento do aluno durante a formação no curso. Segundo o Inep, é a prova que dá o reconhecimento ao curso” ressalta.

O pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, ressalta que a Universidade continua dedicando esforços para manter e aprimorar a qualidade do ensino. Segundo ele, a iniciativa durante o dia da prova reafirma esse compromisso. “Nossa expectativa é que continuemos tendo um excelente desempenho, acreditando que todo o trabalho de preparação da estrutura para receber os nossos quase mil alunos, 21 cursos de cinco câmpus, foi feito. E, o mais importante é que eles receberam, ao longo dos seus cursos de graduação, os conhecimentos necessários para que possam ter um bom desempenho no exame. O Enade é muito importante, além de ser um componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação do país, ele gera alguns dos indicadores de qualidade mais importantes para o funcionamento e para a avaliação desses cursos. E a UFMA quer sempre, a cada ano, renovar seu protagonismo, ofertando os melhores cursos de graduação do estado” salienta.

O reitor da UFMA, professor Fernando Carvalho, marcou presença nos locais de prova em São Luís para representar os esforços realizados e a mobilização da UFMA antes da realização do exame. "Estamos aqui para oferecer suporte aos nossos alunos. É muito importante que eles compreendam como isso contribui significativamente para a Universidade, sendo um indicador de qualidade. Uma das iniciativas fundamentais em nossa instituição é o programa de qualidade da graduação. Por isso é fundamental apoiar cada aluno para que realizem os testes com excelência, visando à constante melhoria das notas da Universidade perante o MEC" destaca.

ENADE 2023 - 26.11

O auxílio aos estudantes começou antes do dia da prova. Os cursos promoveram aulas de revisão estruturadas para os alunos que estavam prestes a realizar o exame, com o objetivo de prepará-los para alcançarem um desempenho consistente no Enade.

“Criamos uma estratégia em nosso Núcleo Docente Estruturante, de preparar para os alunos revisões. Há mais de dois meses que a gente estava numa dinâmica de, dentro dos conteúdos que seriam trabalhados dentro da prova, revisar esses conteúdos por meio de metodologias ativas, dinâmicas de grupo, simulados, e eu acredito que a odontologia, no que concebe a ela, a gente conseguiu criar estratégias que preparassem e fizessem com que eles revisitassem os conteúdos que eles tiveram ao longo dos cinco anos” explicou o coordenador do curso de Odontologia, Marlon Martins Lima.

Maria Luiza Magalhães Ramos, estudante do 10º período de Farmácia, estava confiante antes da realização da prova. "Acredito que vá cair a maioria dos assuntos que eu dei uma revisada e eu espero que eu vá bem. Considero esta prova valiosa, pois sabemos que frequentamos um excelente curso na UFMA, o que é comprovado por este exame, principalmente hoje em dia, em que as universidades federais estão cada vez menos valorizadas, então o Enade é muito importante nesse quesito ", observa.

Celine Fernandes, aluna do curso de Engenharia Mecânica, compartilha suas expectativas para a avaliação. "Estou com expectativas muito altas, pois estou finalizando o curso. Este é o momento de revisar tudo o que aprendemos até agora e também contribuir com recursos para o nosso curso. É incrível ver como, mesmo sendo um curso recente, professores e alunos têm colaborado para o crescimento constante deste curso", destaca.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Ingrid Trindade e Sarah Dantas