Notícias

UFMA promove III Workshop Prolitoral e debate desafios estratégicos da gestão costeira no Brasil

publicado: 19/06/2026 11h48, última modificação: 19/06/2026 12h47
UFMA promove III Workshop Prolitoral e debate desafios estratégicos da gestão costeira no Brasil

Representante do MMA, João Nicolodi, apresentou um panorama da gestão costeira no Brasil. Foto: Ingrid Trindade (Dcom)

Em alusão ao Mês do Meio Ambiente, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, na última quinta-feira, 18, o III Workshop Prolitoral, reunindo estudantes, pesquisadores e especialistas para discutir temas estratégicos relacionados à gestão costeira e oceânica no Brasil. Com o tema “Panorama da Gestão Costeira do Brasil”, o evento contou com a palestra do coordenador geral do Gerenciamento Costeiro e Planejamento Espacial Marinho da Secretaria de Mudança do Clima (SMC) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Nicolodi.

A iniciativa destaca a importância dos debates acerca da sustentabilidade, da gestão do litoral e do planejamento ambiental para o Maranhão, estado que possui uma das maiores extensões litorâneas do país e ocupa posição estratégica no contexto das políticas ambientais e do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o organizador do III Workshop Prolitoral, professor Leonardo Soares, o encontro foi pensado para aproximar a comunidade acadêmica dos debates nacionais sobre o futuro da zona costeira brasileira.

“Estivemos com um palestrante especial, um representante do Ministério do Meio Ambiente, o João Nicolodi, que é coordenador nacional do Plano de Gerenciamento Costeiro. Então, tratamos de temas estratégicos sobre o litoral brasileiro e, logicamente, o litoral do Maranhão. Como por exemplo, o plano nacional, a revisão do plano nacional, gerenciamento costeiro, o plano espacial marinho, que está sendo desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, e questões como a exploração da margem equatorial, a instalação de usinas eólicas, usinas offshore, mas também o uso comunitário, pesqueiro, sociobiodiversidade da zona costeira toda estará em debate. Os efeitos da poluição marinha, o plástico, microplástico, esgoto”, citou o organizador.

Para Leonardo, o evento fortalece o diálogo entre Universidade, Governo e sociedade. “Então, é um momento muito oportuno para a comunidade acadêmica da UFMA e a sociedade discutirem com o Ministério do Meio Ambiente e compreenderem o que que está sendo feito a curto, médio e longo prazo e também para que possamos identificar onde cada um pode ter um papel em relação ao desenvolvimento de suas pesquisas e na mudança de conjuntura do nosso país”, pontuou.

III Worshop Prolitoral - 18-06-2026

Registros do III Workshop Prolitoral. Fotos: Ingrid Trindade (Dcom)

Abordando a temática “Panorama da Gestão Costeira do Brasil”, João Nicolodi, apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Ministério do Meio Ambiente voltadas à gestão da zona costeira e dos oceanos, destacando os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de integrar ciência, políticas públicas e participação social.

“A minha ideia aqui é apresentar um pouco a questão das mudanças do clima, falar um pouco como essas mudanças do clima afetam a zona costeira e o oceano no Brasil e mostrar o que o ministério tem feito, quais são as políticas, quais são os programas, como isso concatena com a ciência, com a universidade e também tentar, assim, de alguma maneira, mostrar para o pessoal como é possível atuar, participar, colaborar, contribuir e até mesmo vincular pesquisas científicas, acadêmicas a esse tema que é tão importante hoje em dia no Brasil”, expôs o palestrante.

Entre os destaques da apresentação esteve o Planejamento Espacial Marinho (PEM), considerado uma das principais políticas públicas atualmente em desenvolvimento para organizar os diferentes usos do oceano e garantir a convivência equilibrada entre atividades econômicas, conservação ambiental e direitos das comunidades tradicionais.

“A política mais importante que a gente tem desenvolvido agora é o Planejamento Espacial Marinho, chamado PEM. As atividades humanas em geral, isso não é só no Brasil, mas no mundo todo, elas têm cada vez mais migrado para offshore, ou seja, oceano adentro. Então a mineração, dando um exemplo, sempre foi uma atividade em terra e cada vez mais tem avançado para dentro do oceano. A pesca industrial, principalmente, ela está cada vez mais indo a águas mais profundas buscar o peixe, porque, muitas vezes, já há uma escassez em áreas mais rasas. Hoje a gente tem a questão da energia eólica, torres de cata-vento que cada vez mais também migram para offshore. E quando você tem uma série de atividades avançando em algum setor, você precisa planejar, ou seja, entender, conhecer o oceano. Quais são as áreas melhores para que a gente possa ter energia eólica, para mineração, para proteção ambiental, conservação ambiental, sem tirar direitos de pescadores artesanais, de povos e comunidades tradicionais?”, explicou João Nicolodi.

Graduandos e pós-graduandos participaram do evento. Foto: Ingrid Trindade (Dcom)

A participação estudantil também marcou o evento. Para a aluna do curso de Oceanografia Emanuelle de Carvalho Lobato, o workshop representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre temas discutidos em sala de aula e compreender melhor os desafios da gestão costeira no país.

“Eu sou aluna do curso de Oceanografia. Eu vim justamente por causa do tema, que a gente tem discutido bastante em sala de aula, então eu espero que venha a acrescentar muito mais conhecimento”, expressou a discente.

Com a realização de eventos como III Workshop Prolitoral, a UFMA contribui com a produção científica, a formação qualificada de profissionais e o debate de questões estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Maranhão e do Brasil, fortalecendo o seu compromisso com a sociedade.

Saiba mais sobre o Prolitoral

O Prolitoral é um grupo de pesquisa dedicado ao estudo dos ambientes costeiros e marinhos, reunindo pesquisadores de instituições das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de colaboradores da América Latina e da Europa. A iniciativa atua na produção de conhecimento científico e no desenvolvimento de soluções para os desafios enfrentados pelas zonas costeiras, como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, gestão dos recursos naturais e planejamento do uso dos oceanos.

Entre seus principais objetivos, estão a formação de recursos humanos qualificados, o fortalecimento de redes de pesquisa e a aplicação de metodologias capazes de subsidiar políticas públicas voltadas à gestão costeira.

Leonardo Soares destacou a importância dessa rede de pesquisa voltada para os desafios costeiros contemporâneos. “Esse grupo de pesquisa tem crescido bastante, e um dos nossos eixos de atuação é a formação de recursos humanos para aplicação de metodologias que possam solucionar os desafios costeiros do Brasil e do mundo. Então, o terceiro workshop tem como alvo a formação de nossos estudantes, o debate de temas estratégicos e também a apresentação das oportunidades que cada um pode ter em relação a esse tema”.

Na UFMA, o Workshop Prolitoral integra esse esforço de formação e difusão do conhecimento, proporcionando aos estudantes e pesquisadores o contato com especialistas e gestores que atuam diretamente na formulação de políticas ambientais em âmbito nacional.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: