Notícias
UFMA promove II Seminário Nacional de Questões e Políticas de Currículo e Congresso Internacional de Estudos em Currículo e Experiências Escolares
Com o objetivo de fomentar debates sobre currículo, experiências escolares, políticas de diferença e interseccionalidades, o Centro de Ciências de Codó, da Universidade Federal do Maranhão, organiza e sedia o II Seminário de Questões e Políticas de Currículo e o Congresso Internacional de Estudos em Currículo e Experiências Escolares (CIECE), um evento científico de abrangência nacional e internacional, com programação híbrida entre os dias 10 e 12 de junho de 2025.
Para Danilo Araujo de Oliveira, um dos coordenadores do evento, a iniciativa vai proporcionar aos estudantes e profissionais que trabalham no interior do estado a oportunidade de dialogar com pesquisadores de diferentes contextos, compartilhar experiências e aprofundar reflexões sobre interseccionalidade e práticas curriculares de resistência.
“O II Seminário Nacional de Questões e Políticas de Currículo se consolida como um espaço fundamental para o debate sobre currículo, políticas educacionais e diversidade, ainda mais em contexto do interior. Sabemos que, muitas vezes, grandes eventos ficam circunscritos às capitais, e isso inviabiliza a participação de estudantes e profissionais que moram e trabalham no interior”, pontuou o coordenador.
Com uma programação que inclui conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, o II Seminário de Questões e Políticas de Currículo e o Congresso Internacional de Estudos em Currículo e Experiências Escolares deve reunir pesquisadores e estudantes, abordando temas como gênero, questões étnico-raciais e práticas curriculares inovadoras, consolidando o evento como um espaço de resistência, criação e transformação no campo educacional.
Confira a programação completa aqui.
O formato hibrido permitirá o amplo alcance da programação, como comenta Danilo: “A programação híbrida amplia o alcance e possibilita a participação de um público diverso. Espero que o evento inspire novas pesquisas, fortaleça redes acadêmicas e contribua para a construção de uma educação mais crítica e comprometida com as diferenças”.
Submissão de Trabalhos
Com as inscrições já finalizadas, os interessados ainda podem submeter trabalhos em áreas temáticas específicas, como "Currículo e diferença", "Currículo e políticas educacionais" e "Currículo e espaços não escolares", até o dia 15 de abril. Os trabalhos poderão ser nos formatos de artigo, banner, lançamento de livros, proposta de minicurso e relato de experiência. Para informações detalhadas sobre as submissões de trabalho, acesse o site oficial do evento, disponível aqui.
O II Seminário de Questões e Políticas de Currículo (UFMA/Codó) e o Congresso Internacional de Estudos em Currículo e Experiências Escolares (CIECE) é realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMA), e do curso de Pedagogia (UFMA-Codó); pela Universidade do Estado da Paraíba por meio do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI-UEPB). A organização está a cargo do Grupo de Pesquisa sobre Questões e Políticas de Currículo (GQPC-UFMA-Codó), do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente (UFMA), da Linha de Pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente (PPGE-UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Experiências Escolares (GEPCEE).
O evento conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e tem parcerias e apoios da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE-UFMA), do Grupo de Estudos e Pesquisa (Re)imaginação da Escola e do Futuro com as Infâncias e Juventudes (GEPRIF) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM).
Por: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante