Notícias

UFMA promove encontro nacional voltado para o ensino lúdico de Química, Física e Biologia

publicado: 03/04/2025 11h44, última modificação: 03/04/2025 14h51
UFMA promove encontro nacional voltado para o ensino lúdico de Química, Física e Biologia

De 18 a 20 de junho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ocorre o Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim) Level 6. Integrando pesquisadores, docentes e discentes da educação básica, o evento é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA.

Em sua 6ª edição e já tendo sido realizado em Goiânia, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Brasília, é a primeira vez em que o Encontro é realizado na Região Nordeste, mais precisamente no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Câmpus Bacanga da UFMA, em São Luís.

O objetivo do encontro é proporcionar aos participantes o contato com recursos e estratégias didáticos, metodológicos e teóricos desenvolvidos com ludicidade para o ensino de Ciências, tratando do desenvolvimento de jogos analógicos e digitais no ensino de Química, Física e Biologia para uso em sala de aula.

O professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFMA e organizador do evento, Hawbertt Rocha, pontuou os benefícios de técnicas lúdicas de ensino: “O uso de jogos e atividades lúdicas aumenta a motivação, o interesse e o engajamento dos estudantes, não somente na educação, mas também em qualquer outro ramo. Isso já está comprovado pelas pesquisas. Além disso, para o aprendizado de longo prazo, ele melhora a retenção de conhecimento”.

De acordo com o professor, os jogos também trazem um aumento comprovado na coordenação motora, nas habilidades cognitivas e socioemocionais, sendo estimulantes para a criatividade e autonomia, reduzindo o estresse e a ansiedade dos alunos em sala de aula, o que reforça o aprendizado a longo prazo.

A programação do evento, pensada também pelo coordenador, incluirá palestras, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, minicursos, mostra de jogos, lançamento de livros e atividades lúdicas com especialistas em docência de diferentes regiões do país, enriquecendo a troca de experiências e a divulgação das pesquisas científicas.

O Jalequim ofertará aos participantes certificação de 20 horas, abordando temas como a robótica aplicada no ensino das ciências, animes no ensino da ciências, inteligência artificial e aprendizagem tecnológica ativa, que reforçam o propósito pedagógico do evento e o diálogo entre seus integrantes.

O prazo para submissão de trabalhos no Jalequim Level 6 foi prorrogado para o dia 15 de abril, e o evento será encerrado com premiações em 5 modalidades incluindo: melhor trabalho completo nas apresentações orais, melhor resumo nas apresentações de pôsteres, melhor jogo digital na mostra de jogos, melhor jogo analógico na mostra de jogos, melhor jogo maranhense e melhor cosplay.

As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Por: Lucas Cássio Ferreira

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: