Notícias

UFMA promove debate sobre redução de danos no uso e abuso de drogas

publicado: 21/01/2025 08h20, última modificação: 21/01/2025 13h29
UFMA promove debate sobre redução de danos no uso e abuso de drogas

Com o objetivo principal de promover o debate interdisciplinar sobre políticas públicas e estratégias humanizadas de cuidado de pessoas em situação de uso e abuso de substâncias psicoativas, o Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai promover o Workshop Redução de Danos no Uso e Abuso de Drogas. O evento ocorrerá no dia 23 de janeiro, a partir das 8h, no auditório do Câmpus Pinheiro.

Essa é a primeira discussão pública que tem enfoque nas práticas de redução de danos realizada no município, reunindo discentes e profissionais das áreas da saúde, educação e ciências humanas. Com palestras, mesas-redondas, exibição de documentário, apresentações de trabalhos e pesquisas acadêmicas relacionados ao tema, no workshop, também será realizada a elaboração coletiva de propostas voltadas para soluções práticas à problemática do consumo de drogas em Pinheiro.

A discente do curso de História do Câmpus de Pinheiro da UFMA e realizadora do projeto, Taynara Castelo, explicou que a iniciativa de realizar o workshop veio do Coletivo de Redução de Danos e Experiências Livres (Cordel), que conta com o apoio do professor Dimas Ribeiro, colaborador do evento e docente do Departamento de Ciências Humanas do CCPI.

Taynara ressaltou a contribuição do Departamento de Enfermagem na organização do workshop e da Coordenação do CCPI, dividindo ainda outro ponto da programação: “Devemos agradecer a enorme contribuição que o Departamento de Enfermagem tem dado à organização do evento. Não só entendendo a importância do evento para o debate, mas também contribuindo na construção de uma atividade que vai ocorrer na tarde do dia 23, que é o teste rápido para detectar infecções sexualmente transmissíveis, feito com discentes e visitantes no CCPI”, contou.

Taynara também destacou o potencial do evento na formulação de soluções práticas relacionadas ao uso e abuso de drogas, reafirmando o objetivo do workshop na proposição de políticas públicas, reforçando o alinhamento do evento com o respeito aos direitos humanos e destacando a presença de representantes da Secretaria de Saúde de Pinheiro. “Também haverá um representante da Secretaria Estadual de Saúde e outros secretários do município. Teremos aqui líderes políticos para debater a questão do uso e abuso de drogas em Pinheiro e na região da Baixada como um todo”, afirmou.

De acordo com a organizadora, estará presente no evento também um contingente de aproximadamente 160 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA): estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio que participarão das atividades.

A inscrição no evento pode ser realizada até a data do workshop, no site do evento, clicando aqui. Será disponibilizado um certificado de dez horas de participação aos presentes.

Por: Lucas Cássio Ferreira

Revisão: Jáder Cavalcante

 

 

registrado em: