UFMA promove debate sobre permanência e relevância da arte estudantil no CCH

publicado: 05/09/2024 09h52, última modificação: 05/09/2024 13h32
UFMA promove debate sobre permanência e relevância da arte estudantil no CCH

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Centro de Ciências Humanas (CCH), realizará, entre os dias 11 e 13 de setembro, o evento "Permanência da Arte Universitária: Intervenções Artísticas nas Paredes do Centro de Ciências Humanas - UFMA", com o objetivo de debater questões sobre a permanência da arte estudantil no ambiente universitário. A iniciativa ocorrerá no auditório Mário Meireles, no CCH, e contará com uma programação diversificada que inclui a exibição de documentário, mesas de diálogos, oficinas e intervenções artísticas.

O ação é fruto de um projeto idealizado por alunas do curso de Artes Visuais como parte de uma disciplina do curso, sob a supervisão da professora Luísa Maria Pereira Osório da Fonseca. O projeto busca não apenas expor a importância dessas intervenções para o ambiente educacional, mas também propor novas formas de configurar o espaço artístico visual no local. A arte, nesse contexto, é vista como elemento indispensável para a promoção da cultura e do conhecimento dentro da Universidade, funcionando como uma ponte entre a academia e a criatividade.

Uma das alunas responsáveis pelo projeto, Viviane Torres de Mendonça salienta que “as intervenções artísticas desempenham um papel fundamental na promoção e divulgação da cultura e do conhecimento dentro das instituições de ensino superior. A presença dessas intervenções no ambiente universitário contribuem para um ambiente educacional enriquecedor, onde a arte e a academia se complementam, incentivando o pensamento crítico e a criatividade entre os alunos e os educadores”, aponta.

O projeto tem o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica para as intervenções que cercam o prédio. “Nós queremos sensibilizar as pessoas para as artes ao seu redor. Viabilizar uma experiência de vivência de algumas técnicas de arte urbana, além da discussão ao redor dessas temáticas transversais que já venho falando: subjetividade, camadas de expressão, memória em construção, tempo, direito de ocupar”, ressalta a aluna Tons de Maria Viana Cardoso, também responsável pelo evento.

A programação foi pensada para abranger diversas formas de interação com a arte e com o público do CCH. A exibição do documentário trará um panorama das intervenções artísticas realizadas ao longo dos anos, enquanto as mesas de diálogos permitirão uma discussão aberta sobre o papel dessas intervenções na formação acadêmica e na vida universitária. As oficinas e intervenções práticas, por sua vez, proporcionarão uma experiência direta com a produção artística, permitindo que os participantes vivenciem e reflitam sobre a arte no cotidiano do ambiente universitário.

Com essa iniciativa, a UFMA reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento, reconhecendo a importância da arte como parte integrante do processo educativo. O evento não apenas valoriza as intervenções artísticas já realizadas no CCH, mas também abre caminho para novas propostas, garantindo que a arte continue a desempenhar um papel central na formação dos estudantes na vida universitária.

A professora Luísa finaliza pontuando as expectativas para o evento: "Vão ser três dias bem interessantes, e eu acho que bem significativos para ampliar a discussão sobre a permanência da arte estudantil entre alunos, artistas e a comunidade como todo".

A inscrição no evento e nas oficinas podem ser realizadas neste link. E, para saber mais informações, acesse o perfil do instagram do projeto aqui.

Por: Geovanna Selma