Notícias
UFMA promove debate sobre mobilidade acadêmica e internacionalização no Turismo
O curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá, no dia 5 de fevereiro, o evento "Explorando o Mundo Acadêmico: Transformando a Educação por meio da Mobilidade", no auditório da Fábrica Santa Amélia. A iniciativa, que tem por objetivo promover um debate sobre Internacionalização e mobilidade acadêmica, ocorrerá a partir das 8h30 da manhã.
A programação contará com duas mesas de debate. A primeira será sobre Internacionalização no Ensino Superior, com a participação do professor Vilton Soares, especialista em mobilidade acadêmica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a coordenadora de mobilidade acadêmica Internacional da UFMA, a professora Francimary Martins. A segunda mesa contará com a presença de estudantes que já tiveram a experiência de internacionalização, para falar sobre os desafios e as oportunidades que encontraram durante o processo. Além disso, serão sorteadas duas aulas de inglês na The Way Brasil e uma Ecotrip de canoagem, com direito a um acompanhante.
A iniciativa de realizar o evento partiu das discentes do curso de Turismo e Hotelaria Caroline Medeiros e Emily Freire, como Trabalho de Conclusão de Curso. Segundo Caroline, a ideia surgiu a partir da experiência de estágio de ambas. “Eu e a Emily já trabalhamos com eventos, eu, como bolsista no cerimonial da UFMA, e ela como estagiária no Blue Tree Hotel, e, como nosso curso disponibiliza a modalidade evento para TCC, escolhemos, pois era algo que já vivenciamos no dia a dia", explicou a discente.
Caroline também explica a escolha da temática do evento: "O motivo do tema foi trazer para os alunos de turismo e hotelaria um assunto que não é muito tocado durante as aulas. A Universidade tem parcerias bilaterais com muitas universidades ao redor do mundo e gostaríamos de mostrar essas oportunidades para nosso colegas de curso".
Para o professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, que também participará da mesa de debate, David Bouças, a vivência proporcionada pela mobilidade acadêmica é única na formação do discente.
“A mobilidade acadêmica é uma prática para muito além da aprendizagem de línguas. Com base na vivência de diferentes culturas, sistemas educacionais e práticas profissionais, a mobilidade pode ampliar a compreensão dos estudantes sobre o mundo amplo e diverso que nos cerca. Para futuros turismólogos e hoteleiros, essa experiência é chave para fazê-los enxergar a dinâmica de mercados globais e a diversidade cultural”, explicou o professor.
Além de enriquecer o currículo acadêmico, a internacionalização também propicia o desenvolvimento de competências profissionais variadas, sobretudo as soft skills, a exemplo da autonomia e proatividade. Segundo o professor, a ocasião será uma oportunidade para “ratificar a importância da internacionalização como um pilar estratégico da formação universitária”.
David Bouças também destaca o papel fundamental dos docentes no evento. "Esperamos que estes docentes não só estimulem nossos estudantes a buscarem intercâmbios, como também esclareçam caminhos para mobilidade acadêmica, informando sobre editais, critérios de seleção, financiamento etc. A ideia é esclarecer dúvidas e orientar os participantes sobre as oportunidades promovidas por ambas as instituições federais."
Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas por meio do formulário do Google.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante