Notícias
UFMA promove curso de capacitação em media training para pesquisadores da Fapema
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Comunicação (SCOM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realiza, durante esta semana, a primeira etapa do curso de capacitação em relacionamento com a mídia para pesquisadores da Fapema, com foco em Media Training.
Os módulos serão ministrados por professores e profissionais da comunicação da UFMA e visam capacitar os pesquisadores para lidar com entrevistas, redes sociais, podcasts e outros formatos midiáticos. No primeiro dia de capacitação, a aula foi conduzida pela professora de Relações Públicas da UFMA Luiziane Saraiva, que introduziu os principais pilares da prática jornalística e funcionamento da imprensa, para o entendimento geral dos participantes.
“Os pesquisadores, diversas vezes, têm que prestar contas junto à sociedade dos recursos que são utilizados, investidos em suas pesquisas. Mas muitas vezes eles desconhecem qual a melhor forma de se relacionar com a mídia, de trazer a mídia para a divulgação, de formar parcerias estratégicas e buscar fomentos. E a nossa disciplina faz a introdução desse processo, traz as noções básicas, necessárias e como isso tudo pode ser utilizado para ampliar a visibilidade dessas pesquisas”, explicou a professora.
O coordenador de núcleos da Rádio Universidade FM, Paulo Pellegrini, destaca que a cooperação entre as instituições busca dar visibilidade às pesquisas que são desenvolvidas no estado. “Esta semana é a primeira etapa desse curso. Serão dez cursos mensais, com o mesmo conteúdo, mudando a turma. São oferecidas para a Universidade turmas de quinze alunos, no total de 150 capacitados, para que eles possam ter contato com as técnicas do jornalismo, do radialismo, como lidar com a mídia, que é algo que interessa bastante a quem dá entrevista. Então é uma troca que favorece tanto a Fapema quanto a UFMA nessa relação que, no fim das contas, é profícua para a própria divulgação científica do Estado do Maranhão”, pontuou Pellegrini.
Entre os participantes do curso está Camylle Furtado, graduanda em Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e bolsista Fapema. Para ela, o media training representa uma oportunidade de aprender a representar seu projeto de forma adequada à sociedade. “Quando nós começamos a ter o primeiro contato com a pesquisa, uma das principais oportunidades que a gente tem é participar em vários tipos de eventos que exigem comunicação por parte dos pesquisadores, dos resultados que a gente vem obtendo durante a pesquisa, então eu acredito que a comunicação, nesse sentido, é importante para todas as áreas, uma vez que todos nós precisamos estar sempre apresentando trabalhos, participando de palestras, comunicando o que a gente tem discutido e aprendido”, avaliou.
O discente de Engenharia Elétrica da UFMA Edinei dos Passos, também participante da formação, reforçou a importância do curso na sua formação. “É extremamente importante saber como se comportar diante da imprensa, diante das redes sociais, a entrevista, podcasts e como representar o seu projeto de uma maneira certa. Divulgar não só como você trabalha, mas o impacto que ele gera”, declarou.
Parceria que impulsiona a ciência maranhense
O curso faz parte de uma ampla colaboração entre as instituições, firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica que tem por objetivo fortalecer as ações de divulgação científica no estado. A proposta prevê o uso dos canais institucionais da UFMA — como a Rádio Universidade, TV UFMA e Diretoria de Comunicação (DCOM) — para dar maior visibilidade às pesquisas apoiadas pela Agência de Fomento.
Segundo o diretor administrativo e financeiro da Fapema, Arnodson Campelo, a parceria é estratégica para aprimorar a comunicação científica no estado. “Entendemos que os nossos pesquisadores têm uma competência destacável na questão de inscrever projetos, mas, a cada dia, podem melhorar a sua apresentação, seu desenvolvimento com a mídia", destacou.
Por: Giovanna Carvalho
Produção: Sarah Dantas
Fotos: Giovanna Carvalho e Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante