Notícias
UFMA promove curso de capacitação de servidores visando fortalecer a integração e a qualidade dos cursos
Nesta quarta-feira, 13, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início ao treinamento de capacitação em Sistemas de Gestão da UFMA, avançando mais uma etapa do Programa de Modernização e de Qualidade da Graduação, com foco na implementação do Eixo 5, a padronização as subunidades acadêmicas. O treinamento, que ocorrerá até o dia 29 de agosto, foi organizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen) e com apoio da Agência de Tecnologia da Informação (Agetic), abrangendo os sistemas SIGA-A, SIPAC, SIGRH, SEI e Polare.
Com objetivo de promover troca de experiências, aprimorar o uso das ferramentas e ampliar o aprendizado dos servidores, neste momento, participam da capacitação servidores técnico-administrativos ocupantes dos cargos de auxiliar em administração, assistente em administração e técnicos em assuntos educacionais lotados atualmente nas diretorias de Centro e Subunidades Acadêmicas dos cursos de graduação e departamento localizadas em São Luís.
“Hoje, a gente está dando início aos cursos de capacitação de Sistema de Gestão da UFMA para os técnicos, administrativos e em educação, que estão lotados nos departamentos, nas coordenações de cursos e nos centros acadêmicos, uma etapa importante para o Programa de Qualidade na Graduação. Serão treze dias de treinamento, em que se abordará a utilização dos sistemas SIGA-A, SIPAC, SIGRH, SEI e Polare, e também teremos um módulo de habilidades emocionais. Então, a gente espera que seja muito proveitoso que os servidores possam utilizar esse momento para a troca de experiência e para melhorar sua rotina de trabalho”, declarou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Carla Arruda.
Capacitar os servidores no uso desses sistemas é fundamental para a melhoria na eficiência e produtividade, redução de erros por desconhecimento, otimização dos processos, bem como para orientação de novas diretrizes e reestruturação da Universidade previstas com a implantação do Programa de Modernização e de Qualidade da Graduação. Com o conhecimento prático e a habilidade para a melhor utilização dos sistemas, os setores administrativos conseguem promover um atendimento mais eficaz diante das demandas da comunidade acadêmica.
“O objetivo é grandioso. A gente quer que, com isso, tenhamos uma Universidade melhor, cursos com maior qualidade. [...] A gente sempre teve muito claro que um bom curso começava com um bom coordenador, mas também com um bom corpo técnico-administrativo. Então, a gestão superior, o professor Fernando, investiu nesse sentido, e eu acho que isso é muito importante”, pontuou o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio.
Para diretor de Qualidade dos Curso de Graduação (DQGRAD), Jaiver Figueroa, o curso também é oportunidade de nivelar conhecimentos, já que as funções de coordenação e departamento serão unificadas, principalmente, a partir de outubro, quando ocorrerá a redistribuição efetiva dos servidores. “A gente também quer que este projeto seja uma espécie de nivelador, temos uns técnicos que trabalham costumeiramente no departamento, outros na coordenação. Como agora as funções vão ficar unificadas, que haja esse feedback também dos servidores para conseguirmos nivelar todo mundo”, explica o diretor.
A técnica em assuntos educacionais, Ana Carolina Nascimento, destacou a oportunidade de aprendizado: “A minha expectativa é de aprendizado, até porque eu estou na Universidade, como servidora, há menos de um ano, então, é uma capacitação que é bem-vinda porque eu acredito que vai trazer algumas informações que talvez até eu desconheça, principalmente, neste momento de transição. Então, algumas coisas também ainda estão em fase de adaptação, e agora, com essa transição, com algumas mudanças, eu acredito que fará muita diferença para a prática em si”.
A capacitação em Sistemas de Gestão da UFMA é um passo estratégico para a modernização e integração dos processos acadêmicos e administrativos, fortalecendo a estrutura interna, valorizando o trabalho técnico e estimulando a colaboração entre setores. Com o nivelamento de acessos, o uso otimizado das ferramentas e a troca de experiências, a UFMA prevê que os cursos alcancem padrões ainda mais elevados de eficiência e qualidade, beneficiando toda a comunidade acadêmica.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante