Notícias
UFMA promove congresso sobre Direito, Democracia e Novas Tecnologias
O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, nos dias 26 e 27, o Congresso Direito, Democracia e Novas Tecnologias. O evento ocorrerá no formato presencial, na sede do PPGDIR, Rua do Sol, n° 117, Centro de São Luís, das 18h30 às 21h, com carga horária total de 5 horas.
Organizado pelo Grupo de Estudos em Direito e Novas Tecnologias, o congresso tem por objetivo discutir criticamente os desafios jurídicos e éticos que emergem com o avanço das tecnologias digitais, em especial, nas áreas de inteligência artificial, proteção de dados, moderação de conteúdo, segurança da informação e democracia digital.
De acordo com o professor Paulo Ramos, coordenador do PPGDIR, o congresso se configura como um marco estratégico para a formação acadêmica e para o fortalecimento das redes de pesquisa da instituição. “Reunindo especialistas de alto nível — incluindo desembargadores, promotores, docentes e líderes em inovação jurídica — o evento facilita trocas envolvendo teoria e prática profissional, fomentando redes de colaboração”, afirmou.
Ele ressalta ainda que a proposta do congresso é conectar o conhecimento produzido na Universidade com os desafios concretos enfrentados pelas instituições e pela sociedade.
Programação
Na programação, duas mesas temáticas, com conferências que abordarão questões centrais no debate contemporâneo sobre Direito e Tecnologia. Confira a programação aqui.


Com a presença de renomados pesquisadores e operadores do direito, o evento representa uma oportunidade única para estudantes, profissionais e interessados aprofundarem seus conhecimentos em temas de alta relevância para a governança da informação e o funcionamento do sistema de justiça.
O professor Paulo Ramos também reforçou o convite à comunidade acadêmica e ao público externo: “Não perca a oportunidade de debater o futuro do Direito na era digital! Participe do Congresso Direito e Novas Tecnologias e Democracia, com palestrantes de destaque nacional discutindo temas como IA, democracia digital, proteção de dados e justiça tecnológica”. O evento é gratuito, e as inscrições estão abertas por meio do site do Congresso, disponível aqui. São disponibilizadas oitenta vagas presenciais.
A expectativa, segundo o professor, é que o congresso seja um catalisador para novas pesquisas no âmbito do PPGDIR e da UFMA, impactando positivamente na formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios tecnológicos do setor jurídico. “Esperamos gerar reflexões críticas e fomentar projetos interdisciplinares. A longo prazo, busca-se estabelecer o Congresso como referência anual, ampliando parcerias e fortalecendo o diálogo entre Universidade, instituições públicas e sociedade para a defesa de direitos fundamentais na era digital”, concluiu.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante