Notícias
UFMA promove capacitação voltada aos TAEs com foco na política de qualidade dos cursos de graduação
Técnicos-Administrativos e Educacionais da UFMA durante os dias de capacitação.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) encerrou, na sexta-feira, 12, a capacitação destinada aos Técnicos em Assuntos Educacionais e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) dos doze centros de ciências da instituição. Realizado entre os dias 10 e 12 de dezembro, o treinamento foi realizado no auditório da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) e teve como eixo central a política de qualidade dos cursos de graduação da UFMA.
A iniciativa foi promovida pela Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em parceria com a Superintendência de Qualidade dos Cursos de Graduação (DQGRAD). A programação teve início com a palestra de abertura sobre o papel estratégico dos TAEs na promoção da qualidade da graduação, destacando a atuação desses profissionais no fortalecimento da gestão acadêmica e na consolidação das políticas institucionais.
Técnicos-Administrativos e Educacionais da UFMA no último dia de capacitação no auditório da STED. Foto: Giovanna Carvalho (DCOM)
Ao longo dos três dias, foram discutidos temas como planejamento estratégico e legislação educacional, órgãos de execução e deliberação da gestão acadêmica, avaliação in loco, plano de qualidade dos cursos de graduação, resoluções de permanência estudantil, monitoria e nivelamento, além do uso de metodologias ativas e da extração de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmcias (SIGAA) como ferramenta de apoio ao Plano de Qualidade dos Cursos (PQC). Os módulos foram conduzidos por formadores da própria instituição, promovendo o alinhamento entre teoria, normativas institucionais e a prática cotidiana nos centros.
O superintendente de Qualidade dos Cursos de Graduação (SQGRAD), professor Jaiver Figueroa, destacou os objetivos alcançados durante as ações. “Estamos finalizando a capacitação dos técnicos em assuntos educacionais, a gente pôde fazer um balanço bastante positivo da nossa reunião. Nós conseguimos transferir de primeira mão o que é o programa de qualidade e qual é a função que esses técnicos vão fazer dentro dos centros. Eles vão ser o ponto de replicação de informações da Superintendência de Qualidade dentro dos colegiados. Também hoje nós estamos discutindo a criação da Comissão de Técnicos em Assuntos Educacionais junto com a Superintendência de Qualidade. Para agora, o documento norteador sobre qual vai ser a função desses TAEs dentro do programa de qualidade e nos direcionais de centro”, explicou.
Superintendente da SQGRAD, professor Jaiver Figueroa, ministrando uma das aulas do treinamento. Foto: Giovanna Carvalho (DCOM)
A programação também favoreceu a integração entre equipes técnico-administrativas, ampliando a compreensão coletiva sobre as diretrizes que orientam a modernização da graduação. Para a técnica em Assuntos Educacionais do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) Viviane Oliveira, a troca de experiências foi um dos pontos fortes do treinamento.
“Essa troca de conhecimento nos permite ampliar o nosso modo de ver o que vai ser necessário para que a gente possa desempenhar bem a função que nos é demandada. Foi bom participar deste treinamento, desta formação, porque eu pude compreender com mais ênfase o que é o programa, o que o vai implicar para a Universidade em curto, médio e longo prazo, ter uma noção do que a superintendência quer de nós para o programa, e também começar a perceber e até nos colocar a reflexão sobre o que nós queremos para o programa”, destacou.
Com carga horária total de 18h, o treinamento proporcionou um espaço de alinhamento institucional e construção coletiva de estratégias para elevar a qualidade dos cursos de graduação. As discussões possibilitaram, ainda, maior integração entre os centros, contribuindo para a uniformização de procedimentos e para a consolidação de uma gestão universitária mais moderna e eficiente.
Por: Giovanna Carvalho
Fotos: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante