Notícias

UFMA promove capacitação em saúde mental para servidores que atuam na assistência estudantil

publicado: 28/01/2025 10h58, última modificação: 28/01/2025 12h16
UFMA promove capacitação em saúde mental para servidores que atuam na assistência estudantil

Com o objetivo de promover reflexões sobre saúde mental, durante esse “Janeiro Branco”, A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está promovendo alguns eventos para ampliar o debate na comunidade universitária. Uma das iniciativas é o curso de capacitação “Intervenção em situações de crise na assistência estudantil”, promovido pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), voltado para os servidores que atuam na assistência estudantil, de São Luís e centros do interior.

Para Danilo Lopes, pró-reitor de Assistência Estudantil, o curso de capacitação se faz necessário devido a uma demanda crescente nos câmpus da UFMA. “Como a gente sabe que vem havendo uma escalada no conhecimento de pessoas com problemas de saúde mental na comunidade acadêmica, é ideal que nossa equipe, tanto daqui de São Luís quanto do continente, esteja preparada para receber essas pessoas e dar também os caminhamentos adequados para que eles possam ter o atendimento, tanto dentro da instituição quanto nas unidades que são fornecidas pelo Estado e pelo município”, apontou o pró-reitor.

A iniciativa de capacitar os profissionais que realizam atendimento ao estudante, principalmente dentro da assistência estudantil, também auxilia na permanência do estudante na instituição, como explica Lissandra Bezerra, diretora de Atenção à Saúde do Discente: “uma iniciativa da Universidade é capacitar os profissionais que fazem esse atendimento ao estudante, principalmente, dentro da assistência estudantil, para que eles consigam executar melhor o seu serviço e, assim, ajudar esses estudantes, não só na permanência, dentro dos cursos de graduação e pós-graduação, como também a conclusão desses cursos da melhor forma possível”.

O curso, que teve início na última segunda-feira, 27, e se estende até essa quarta, 29, é ministrado pela psicóloga da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cynthia Castiel Menda, com o objetivo de preparar a equipe para atuar junto aos discentes nos primeiros cuidados psicológicos, com base no protocolo mundialmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A nossa proposta é trabalhar com os primeiros cuidados psicológicos. Existe um protocolo já mundialmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Então, a gente vai trabalhar com a aplicação desse protocolo pelos servidores da UFMA para os discentes. E eles podem, também, o que é bastante significativo, multiplicar esses conhecimentos para outros servidores e para professores. Eu venho trabalhando com isso já faz quatro anos, então, eu percebo que essa possibilidade de capacitação traz uma segurança maior para os servidores aplicarem isso no seu dia a dia e traz também uma diminuição de demandas individualizadas de situações de crise”, constatou Cynthia Castiel Menda.

Durante a capacitação, serão tratados temas como acolhimento do estudante; fluxos e protocolos no serviço; primeiros cuidados psicológicos (PSP); intervenção em diferentes contextos e situações de crise na assistência estudantil; intervenção com equipe multiprofissional.

Com a expectativa de melhorar a atuação em situação de crise, durante o atendimento aos discentes, Rafael Campos, pedagogo que atua na assistência estudantil do Centro de Ciências de Balsas, destacou a importância da capacitação: “É uma iniciativa bastante importante, porque, inclusive, além de estreitar laços com outros assistentes que trabalham dentro dessa área da assistência estudantil, possivelmente, a gente tem um momento de escuta com os outros colegas para saber como é que são as demandas, não só da nossa área, mas de outros, de maneira interdisciplinar. Então, acho que isso realmente vale a iniciativa da Pró-reitoria”.

Integrando a equipe de assistência estudantil do Centro de Ciências de Codó, a assistente social Ravana Guimarães também ressaltou como a capacitação é importante para melhorar o desempenho no atendimento aos discentes: “É muito importante, porque a capacitação faz parte do exercício profissional. Ela é importante para a gente entender as demandas que apresentam no nosso dia a dia de trabalho e comprometem o serviço ofertado. Para a gente, compromete também a qualidade da aprendizagem do aluno, a permanência na instituição. Então, toda e qualquer iniciativa da Universidade, no sentido de buscar nos instrumentalizar, para acolher essas demandas, ela é bem-vinda, e principalmente porque o nosso objetivo principal é atender os nossos discentes da melhor forma possível”.

Considerando o caráter multidimensional da assistência aos estudantes, a coordenadora da Assistência Estudantil, Ezenilde Rocha, salienta a importância de buscar conhecimento. “São orientações atualizadas, e a gente sabe que a assistência estudantil é multidimensional, em que a gente precisa mesmo se apropriar teoricamente e até mesmo de outras realidades, vindas de outras instituições de ensino superior. Então, com certeza, eu estou aqui na expectativa que vai ser muito válido o curso”, finalizou.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: