Notícias

UFMA promove Cantata Natalina e emociona público na Praça Gonçalves Dias

publicado: 17/12/2025 14h11, última modificação: 17/12/2025 14h43
UFMA promove Cantata Natalina e emociona público na Praça Gonçalves Dias

Cantata reuniu a apresentação de nove corais. Foto: Sarah Dantas (DCOM)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, nesta terça-feira, 16. a tradicional Cantata Natalina, reunindo música, cultura e emoção na Praça Gonçalves Dias. Promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), o evento teve entrada gratuita e atraiu um público diverso, que acompanhou as apresentações em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

A programação contou com a participação da Orquestra do SESC para a apresentação de abertura e nove corais. Entre eles, o Coral São João, Coral Vozes da Limpeza, Coral UFMA/Madrigal Olga Mohana, Coral Kairós, Coral Nossa Voz, Madrigal Som das Águas, Coral Sant’Ana, Coral Maranata e Coral Arte Canto. As apresentações trouxeram repertórios que mesclaram canções clássicas e contemporâneas do período natalino, encantando o público e reforçando o caráter coletivo e simbólico da celebração.

Apresentação da Orquestra do SESC na abertura da Cantata Natalina. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Para o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a Cantata Natalina representa mais do que um momento cultural, sendo também um espaço de reflexão e integração com a sociedade. “Esse é um momento de festividade, comemorando a nossa data natalina. A Universidade já tem essa tradição da Cantata Natalina, que traduz toda essa emoção deste momento do nascimento, do nosso senhor Jesus Cristo. E também é uma forma de nós agregarmos a comunidade para sensibilizá-los e fazer uma reflexão do que foi feito durante o ano de trabalho da nossa Universidade”, frisou. 

A pró-reitora da PROEC, Zefinha Bentivi, ressaltou o significado simbólico e afetivo da Cantata para a comunidade. “É um momento muito especial para a Universidade Federal do Maranhão, sobretudo, para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A gente vem fazendo a Cantata, continuando o trabalho. É um momento de repensar o ano, de se emocionar e de agradecer. Uma tradição que se reinventa a cada ano e que simboliza todo o carinho da UFMA com os cantores de corais da cidade e do Estado do Maranhão. A música traz isso para a gente”.

Representando os artistas, a integrante do Coral da UFMA Miriam Nunes destacou a importância dar a oportunidade de apresentação para os artistas da cidade. “A expectativa é que fossem ótimas apresentações, com músicas emocionantes para a população que veio assistir e para nós também. É dar esse prestígio às pessoas, esse privilégio de assistir a uma música de qualidade, que é o canto coral”.

O evento foi realizado na Praça Gonçalves Dias, em São Luís. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

O integrante do Coral Kairós Antônio José Luís Santos compartilhou o sentimento de participar da Cantata Natalina.“O mês de dezembro já é um mês fraternal, de muita confraternização, e participar do canto coral nesta época do ano é uma sensação imensurável. Principalmente nesse período, em que estamos mais unidos, a mensagem que a gente canta em uma cantata natalina é de paz, amor, união e fraternidade entre nós”, ressaltou.

A diretora da DAC, Roselis Câmara, enfatizou o caráter democrático do evento. “A Cantata Natalina da UFMA é esse momento de confraternizar com a sociedade, em um espaço aberto, de troca. É também um momento para agradecer o ano que tivemos, pelo o dos projetos e do trabalho desenvolvido pela Universidade e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A Cantata é esse espaço de celebração, de agradecimento e de confraternização com a comunidade, na praça pública, que é um espaço de todos”.

Com canções que evocaram o espírito do Natal, a Cantata transformou a praça em um espaço de encontro, sensibilidade e valorização da cultura musical. A iniciativa demonstrou a importância da ocupação dos espaços públicos por ações artísticas que fortalecem o vínculo entre a Universidade e a comunidade, como ressaltou a participante Remédio de Moraes, que esteve presente para prestigiar as apresentações.“Eu conheço o Coral Maranata, que se apresentou, e vim a convite deles. Todos os anos, eu gosto muito dessas apresentações de Natal, ainda mais quando trazem uma mensagem sobre o verdadeiro sentido do Natal, sobre o nascimento de Cristo. Essa mensagem de renovação é o que mais me emociona”, comentou.

Por: Giovanna Carvalho

Fotos: Sarah Dantas e Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: