Notícias

UFMA promove campanha em alusão ao Dezembro Vermelho

publicado: 12/12/2024 09h15, última modificação: 12/12/2024 11h07
UFMA promove campanha em alusão ao Dezembro Vermelho

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, até o dia 17 de dezembro, diversas ações de saúde em alusão à campanha do Dezembro Vermelho. Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha tem por objetivo promover a educação e a prevenção do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Estão sendo realizadas atividades e serviços gratuitos como testagens rápidas, vacinação e rodas de conversa sobre sexualidade e medidas de precaução relacionadas às ISTs. As ações ocorrem na Cidade Universitária, em São Luís. 

Articulada em parceria entre o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA na rua) da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), a Coordenação de Atenção às ISTs/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MA) e a Universidade, a medida mobiliza as comunidades civil e acadêmica na luta contra o HIV e demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora de Atenção à Saúde do Discente da UFMA, Lissandra Dayse Cardoso Bezerra, alerta para a importância e para a amplitude da campanha. "Esse tipo de campanha ajuda na divulgação de informações voltadas para os temas de sexualidade e ISTs, e também ajuda na divulgação dos métodos de prevenção. Durante a campanha, será abordada, por exemplo, a prevenção combinada, que é uma estratégia que utiliza vários métodos de prevenção ao HIV, às hepatites virais e às ISTs", explica 

Lissandra ainda frisa a importância dos testes. "Os testes são úteis para identificação precoce dos casos e encaminhamento/direcionamento adequados, além da disponibilização de vacinas como forma de prevenção. Dessa forma, conseguimos reduzir a incidência de ISTs na população, principalmente, dentro do âmbito universitário. Abordar esses temas ajuda na formação de jovens mais conscientes”, salienta.

A diretora esclarece que a prevenção combinada será o tema principal das rodas de conversa, e fala sobre os direitos das pessoas com HIV. “Ainda existem muitos tabus e preconceitos voltados ao HIV e à AIDS. Entre os direitos da pessoa com HIV/AIDS, os principais são a inclusão e o acesso à saúde e educação. A campanha busca desmistificar diversos estigmas voltados para o tema, trazendo informação adequada e sensibilizando os participantes acerca do tema; em acréscimo, aborda o direito à saúde, por meio de orientações realizadas por profissionais especialistas na área e ao acesso a métodos de prevenção”, afirma.

De acordo com Lissandra, estarão disponíveis durante a campanha testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, que serão realizados por profissionais da SES-MA com orientações individuais aos participantes, enquanto a avaliação física será efetuada em parceria com o Departamento de Educação Física da UFMA como forma de integrar os discentes do curso às ações de saúde realizadas na Universidade.

Acompanhe a programação completa das ações por meio do instagram da Proaes (clique aqui). 

Por: Lucas Cássio Ferreira

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: