UFMA promove aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede

publicado: 05/09/2024 14h49, última modificação: 05/09/2024 15h14
O evento ocorreu de forma presencial no Auditório Sergio Ferretti, Câmpus São Luís

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede, realizou na última terça, 3, a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), que contou com a palestra “Governança e gestão pública, inovação e governo digital”, ministrada por Guilberth Garcês, secretário de Administração do Estado do Maranhão.

O programa Profiap tem o objetivo de qualificar tecnicamente os servidores das instituições e apresentar uma nova dimensão de ensino na área de administração pública no Maranhão. O professor da UFMA e coordenador do Profiap, Walber Pontes, explicou sobre os objetivos centrais do programa: “O nosso programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que visa qualificar tanto os servidores das universidades quanto os servidores e a população em geral para a área da administração pública. Com a finalidade que a gente possa desenvolver o espaço público em prol da sociedade”.

O vice-reitor Leonardo Soares destacou a importância do programa para a Universidade e o Estado: “Mais um importante programa de pós-graduação que a Universidade inicia hoje que é o Profiap, um programa que vai formar mestres na área de administração. Pois esse programa é fundamental para diversos setores do Governo do Estado e das prefeituras, no sentido de aperfeiçoamento dos profissionais da área de administração. Então, a Universidade está muito feliz em começar esse novo ciclo, é um novo momento para a nossa instituição”, afirmou.

A pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, acrescentou sobre a parceria entre a UFMA e as instituições para o desenvolvimento profissional da administração pública: “Nós estamos aqui para a aula inaugural do Profiap. Agora, fazemos parte da rede nacional, da qual várias universidades já participam. Nossos professores ansiavam por esse mestrado. De certa forma, é uma chance que temos em dar continuidade na formação dos nossos graduandos que se formam aqui na UFMA e também na Uema. É um mestrado pioneiro para o qual tivemos uma boa demanda na primeira seleção e pretendemos investir recursos, tanto humanos quanto financeiros, para que esse mestrado evolua bastante até o ponto de chegarmos ao doutorado futuramente”.

Bruna Menezes, aluna da primeira turma do Profiap, compartilhou sua expectativa com o início do Mestrado: “O Profiap vem melhorar com certeza no âmbito profissional, mas também no pessoal. No profissional, é um mestrado em que pretendo adquirir conhecimentos e ter acesso a produtos para aplicar no meu local de trabalho, assim como os meus colegas aplicarão nos seus locais de serviço. São produtos voltados para melhorar as funções e os processos na gestão pública, que precisa muito de melhorias. Logo acredito que esse mestrado vai ajudar muito a nós, alunos, para crescermos e termos um olhar mais profissional com a nossa profissão, que é servir ao público. No pessoal, acredito que vai agregar muito ao nosso conhecimento, pois sempre estamos dispostos a desenvolver, tanto a parte acadêmica quanto o lado de relacionamento com os nossos colegas nos eventos de que vamos participar. Portanto é um crescimento também para cada um de nós”, expressou.

O Profiap é um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.

Por: Camilla Fernanda

Fotos: Thyago Polary