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UFMA promove 3ª Copa Nordestina de Matemática e estimula jovens a seguirem carreiras científicas

publicado: 22/09/2025 17h44, última modificação: 22/09/2025 17h56
UFMA promove 3ª Copa Nordestina de Matemática e estimula jovens a seguirem carreiras científicas

De 19 a 21 de setembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediou, em São Luís, a 3ª edição da Copa Nordestina de Matemática (CoNeMat), evento que reuniu estudantes e professores de diversos estados da região. A programação, realizada no Hotel Premier, combinou desafios intelectuais, integração acadêmica e debates sobre o ensino da matemática, consolidando o papel da Universidade como espaço de incentivo ao conhecimento científico e à formação de novos talentos.

Criada por coordenadores e professores de olimpíadas regionais vinculadas à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a competição, tem por objetivo despertar o interesse pela matemática, preparar jovens para desafios nacionais e internacionais e estimular o ingresso em carreiras científicas e tecnológicas, seguindo o modelo de competições que ocorrem globalmente.

Para a diretora de pós-graduação da UFMA, Rosângela Fernandes, que estava representando o reitor Fernando Carvalho na cerimônia de abertura, a realização do evento na UFMA reafirma a relevância da instituição no cenário acadêmico regional. “Essa competição é muito importante porque estimula os jovens a gostarem da matemática. Identificando esses talentos, futuramente, eles poderão ingressar em carreiras de ciências exatas. Além disso, o evento promove a troca de experiências entre alunos e professores e fortalece o gosto pela matemática”, destacou.

O professor da UFMA e integrante da organização da 3ª CoNeMat, Arlane Manoel Silva, ressaltou o impacto da competição no fortalecimento da cultura olímpica no Nordeste. “O objetivo é incentivar esses alunos a participarem de competição. Competições internacionais começam com 16 anos, então, uma vez que eles venham competir com a gente com até 15 anos, eles conseguem perceber o alto nível da competição, se desenvolver e se preparar para novas etapas”, explicou.

Durante os três dias de evento, os participantes tiveram acesso a palestras, seminários e provas que definiram os medalhistas da edição. De acordo com o professor do Grupo Gênese de Ensino, de Pernambuco, e membro da comissão organizadora da CoNeMat Márcio Henrique Augusto, a experiência vai além dos cálculos.

“Nós gostamos muito de estimular a competição entre os alunos porque isso vai fazer com que eles cresçam em diversos aspectos, não só na matemática, trabalho em equipe, organização, todas as outras habilidades que eles precisam para se destacar profissionalmente. Eles, participando dessas copas e de outras olimpíadas de Matemática, podem entrar diretamente em diversas universidades, tanto no Brasil quanto fora do Brasil também”, destacou.

Os próprios estudantes destacaram o impacto positivo da participação. Para Manuella de Holanda, do Colégio Militar de Caxias, Maranhão, a CoNeMat abriu novas oportunidades de aprendizado e integração. "É a minha primeira vez participando da Conemat, e está sendo uma experiência agradável, pois estou podendo conhecer vários outros alunos e aprender com eles. Gostamos muito da competição, de ver como uma oportunidade para abrir novas portas”, expressou.

João Marcelo Barreto, do Colégio Militar de Salvador, Bahia, que participou pela segunda vez da CoNeMat, avaliou a importância da competição para a formação acadêmica dos jovens nordestinos. “Esse evento é um incentivo importante para que estudantes da nossa região participem de olimpíadas nacionais e internacionais. Para mim, agrega muito, já que quero seguir carreira na engenharia”, afirmou.

Competição e Premiação

A competição contava com delegações oficiais e trainees. Cada equipe tinha três estudantes que realizaram provas dissertativas com até cinco perguntas. A premiação da competição foi realizada em duas modalidades: por delegação e individual. No formato coletivo, foram somadas as notas dos três melhores estudantes de cada equipe, definindo assim a pontuação final da delegação. As três primeiras colocadas receberam troféus de melhor delegação, correspondentes ao primeiro, segundo e terceiro lugares.

Já na categoria individual, cada estudante foi avaliado de acordo com seu desempenho. Os mais bem-colocados receberam medalhas de ouro, prata e bronze, enquanto outros conquistaram menção honrosa. Além disso, teve também uma classificação específica voltada para estudantes de escolas públicas não seletivas e uma categoria de premiação para meninas. 

Fernanda Eloá, aluna de escola pública e integrante do projeto de extensão da UFMA Centro Timbirense de Matemática (CTM), foi premiada com medalha de bronze na categoria individual geral, bronze na categoria meninas e ouro na categoria escola pública.

Acesse o resultado da 3ª CoNeMat aqui. 

A 3ª Copa Nordestina de Matemática reafirmou a força e a dedicação das escolas e instituições do Nordeste na promoção da educação científica. Ao proporcionar o evento, a UFMA contribuiu para consolidar um espaço de excelência na formação de jovens talentos e para fortalecer a cultura olímpica que vem crescendo em toda a região.

A quarta edição será realizada em 2026 em Natal, no Rio Grande do Norte.

Por: Giovanna Carvalho e Sarah Dantas

Fotos: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

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