Notícias
UFMA promove 2° Maravilha – Simpósio Nacional Artes Cênicas do Maranhão
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, realiza, entre os dias 6 e 8 deste mês, o 2° Maravilha – Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão, evento presencial que reunirá pesquisadores, estudantes e artistas para debater e divulgar pesquisas em Artes Cênicas. Idealizado com base nas contribuições dos próprios estudantes do Mestrado em Artes Cênicas, o simpósio visa promover a integração e o intercâmbio cultural, especialmente entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O nome do evento, "Maravilha", surgiu de uma escolha colaborativa, na qual os estudantes buscaram associar o Maranhão e a importância do desenvolvimento da pesquisa científica. "A ideia do Maravilha surgiu em meio à consolidação do nosso Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, do Mestrado. Já tínhamos, como projeto de estruturação e crescimento do programa, uma publicação e um evento científico que pudesse reunir nossos mestrandos, para intercambiar com pesquisas, principalmente, no eixo Norte e Nordeste", explicou a professora Michelle Cabral, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFMA.
Para esta edição, o tema escolhido foi "Corpo Político e suas Insurgências", que propõe uma reflexão sobre as artes cênicas como espaço de questionamento e resistência. O simpósio busca explorar como as artes podem levantar discussões que desafiem e provoquem rupturas no sistema, estimulando os artistas a abordarem as questões sociais, políticas e culturais de modo crítico e inovador. A expectativa é que o evento traga uma variedade de perspectivas e criações artísticas, abrangendo linguagens como teatro, dança, circo e performance.
A programação da segunda edição do Maravilha é dividida em três eixos principais: Corpo Político, Corpo e Ancestralidade e Memórias e Narrativas. Oferecendo atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas, workshops, comunicações orais e apresentações artísticas, que ocorrerão. das 8h às 20h, no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA. A professora Gisele Vasconcelos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, destaca a diversidade das atividades planejadas: "A importância desse evento é justamente a difusão da pesquisa em artes, e as pessoas vão conhecer e reconhecer diversos pesquisadores de artes cênicas aqui do Maranhão e também alguns que estão vindo de outros lugares do país para conhecer o que se tem feito de pesquisa atual na nossa área".
Programação do 2° Maravilha
O evento será aberto na quarta-feira, dia 6, às 8h30. Em seguida, às 9h, a professora Lua Lambert, da Universidade Estadual de Maringá, ministrará a palestra "Artes Transformistas, Metodologias, Linguagens e Ficções Grotescas". Ainda durante a manhã, três workshops estarão disponíveis ao público, seguido de uma apresentação artística. No período da tarde, haverá uma palestra com o professor Flávio Gonçalves, da Universidade de Rondônia, intitulada "Tecnologias Insurgentes para compor corpos insurgentes", discutindo a deficiência como materialidade cênica.
Na quinta-feira, 7, o evento contará com a palestra "Mentes, Corpos, Signos Negros nas Artes da Cena Contemporânea", ministrada por Salloma Salomão, com mediação de Lúcia Gato, integrante do grupo Mulheres Negras Mãe Andressa. No último dia, o encerramento será conduzido por Tary Sasaki, da Universidade Federal do Ceará, que abordará o tema 'Modos de Fazer e Viver Memórias e Narrativas na Pesquisa em Artes Cênicas'.
O Maravilha também reforça a importância do campo das artes cênicas para a UFMA e para o Estado do Maranhão, destacando a consolidação do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e a formação de novos pesquisadores. De acordo com a professora Gisele, a UFMA oferece, além do Mestrado em Artes Cênicas, uma licenciatura em Teatro e o Mestrado Profissional em Artes, o que tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas e a formação de profissionais na área. "A gente tem o nosso curso de licenciatura em Teatro, nós temos também o Mestrado Profissional em Artes. E assim a gente vai fomentando a área da pesquisa aqui no Maranhão", destaca a professora.
Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o 2° Maravilha fortalece a divulgação e o intercâmbio de conhecimentos e práticas artísticas, contribuindo para a valorização das artes cênicas no cenário nacional e promovendo novas conexões entre pesquisadores e artistas de diversas regiões do Brasil.
Por: Geovanna Selma, com informações da assessoria de imprensa do Maravilha
Revisão: Jáder Cavalcante