UFMA participa do 73° Congresso Nacional de Botânica realizado em Belém, Pará

publicado: 16/11/2023 09h40, última modificação: 16/11/2023 20h01
UFMA participa do 73° Congresso Nacional de Botânica realizado em Belém, Pará

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) marcou presença no 73° Congresso Nacional de Botânica, realizado em Belém, Pará, entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro. A comitiva da UFMA, composta por professores e estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, Ciências Ambientais e PPG Bionorte, apresentou mais de 35 trabalhos científicos e realizou quatro palestras, consolidando a instituição como uma referência na pesquisa botânica no país.

A delegação da UFMA contou com a presença dos professores e botânicos: Aluísio Fernandes (Grajaú), Elídio Guarçoni (Bacabal), Lucas Marinho (São Luís), Raysa Carvalho (Pinheiro), Rozijane Fernandes (Chapadinha), além dos docentes Alessandro Ferreira e Eduardo Almeida Júnior (São Luís). Mais de 30 discentes, entre graduandos e pós-graduandos, integraram a comitiva, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), que disponibilizou transporte para a ida a Belém.

Ao longo do evento, a UFMA teve uma participação expressiva, apresentando pesquisas relevantes e contribuindo ativamente para as discussões no âmbito da botânica. Os trabalhos abordaram temas diversificados, refletindo a amplitude dos estudos desenvolvidos na instituição.

O Congresso Nacional de Botânica proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes acadêmicas. O evento, que ocorreu de forma presencial no Câmpus da Universidade Federal do Pará, marcou o retorno às edições presenciais após três anos, representando um marco importante para a comunidade científica botânica no Brasil.

O destaque do congresso foi a escolha do Jambu (Acmella oleracea), da família Asteraceae, como a planta símbolo do evento. O público reconheceu no Jambu uma representação significativa da cultura amazônica, ressaltando a profunda relação do homem com as plantas da floresta.

A cidade de Belém, com sua rica história, cultura e natureza exuberante, proporcionou um cenário inspirador para o evento. A programação científica, cuidadosamente preparada pela comissão organizadora, abordou temas atuais nas diversas áreas da botânica e promoveu discussões sobre os desafios socioculturais na relação do homem com a flora.

A representatividade da UFMA no 73° Congresso Nacional de Botânica reforça o compromisso da instituição com a pesquisa e a contribuição para o avanço do conhecimento científico. A participação ativa no evento destaca a relevância da instituição no cenário acadêmico nacional e sua capacidade de impactar positivamente o desenvolvimento da botânica no Brasil.

Por: Juliana Taís

Produção: Bruna Castro