Notícias
UFMA participa de oficina da CAPES para o fortalecimento e a consolidação do Sistema UAB no país
A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participou, nos dias 2 e 3 de setembro, da Oficina de Capacitação para o Fortalecimento e Consolidação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ocorreu na Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. O evento, que teve o objetivo de aprimorar a gestão e o ensino no contexto da educação a distância (EaD), reuniu coordenadores gerais e coordenadores de curso de todo o país.
Durante o evento, foram discutidos instrumentos práticos para a gestão e fortalecimento dos programas UAB, sendo proposta a adoção da Metodologia de Trabalho AIOP (Adaptação Iterativa Orientada a Problemas), que se mostrou uma abordagem eficaz para enfrentar os desafios diários na gestão dos cursos.
Para a coordenadora adjunta UAB na UFMA, Caroline Valeria da Rocha Monteiro, o encontro foi bastante produtivo, destacando-se, principalmente, pela discussão sobre a metodologia AIOP.
“Esse modelo permite ajustes contínuos e flexíveis, de acordo com as necessidades específicas de cada curso e contexto. A oficina reforçou a importância de garantir que a implementação dessa abordagem seja levada em consideração às particularidades de cada curso, permitindo uma gestão acadêmica mais eficiente e podendo ser adaptada às realidades específicas e necessidades de cada um”, explicou Caroline, que atua também como Chefe da Divisão Administrativa na DTED-UFMA.
A coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD, Ilisandra Zanandrea, participou da oficina e ressaltou que a capacitação permitiu uma oportunidade para trocar experiências entre instituições, o que é fundamental para a melhoria contínua da qualidade do ensino a distância.
“Cada instituição enfrenta desafios específicos, e esse conhecimento colaborativo ajuda a evitar a repetição de erros e acelerar a implementação de melhorias, além de proporcionar acesso a novas metodologias e tecnologias educacionais. Essas oportunidades permitem que professores e gestores melhorem suas práticas profissionais, incluindo não apenas técnicas de ensino, mas também estratégias de administração e suporte ao aluno”, apontou Zanandrea.
A oficina de capacitação marca as ações da CAPES para o fortalecimento dos programas UAB, pois foi o primeiro encontro que levou à formação de um grupo que fará um trabalho contínuo na busca da excelência do Ensino a Distância no Brasil. “O aprendizado contínuo é essencial para uma melhor adaptação às rápidas mudanças no campo da educação a distância. Adotar uma abordagem colaborativa aumenta a visibilidade da UFMA e permite enfrentar desafios de forma mais eficaz no ensino EaD, além de permitir um ambiente acadêmico mais dinâmico e eficiente”, completou Zanandrea.
Um dos principais resultados obtidos na oficina, segundo a coordenadora do curso de Letras/Libras EaD, Maria Nilza Quixaba, foi a oportunidade de abordar problemas e soluções de forma atualizada, conectada com a realidade de hoje.
“Tivemos a oportunidade de discutir os nossos desafios na implantação da curricularização da extensão nos cursos EAD da UFMA, porque sabemos quanto isso é importante, pois precisamos atender a legislação e garantir a integralização dos alunos nos cursos. Dessa maneira, conseguimos abordar o tema de forma bem prática e em grupo, podendo usufruir a expertise dos colegas. Por isso são importantes esses momentos de formação, porque eles ampliam a nossa visão sobre as nossas problemáticas e compartilhamos experiências com outras instituições que já desenvolvem o trabalho, além de contribuir também com as nossas experiências em áreas específicas para a qualidade do ensino a distância”, finalizou Nilza.
O evento contou ainda com a presença do coordenador do curso de Pedagogia EaD, João Batista Bottentuit Junior, e da coordenadora do curso de Artes Visuais EaD, Elisene Castro Matos, que completaram a equipe da DTED-UFMA na oficina formativa da Capes.
Por: Maiara Pacheco/DTED
Revisão: Jáder Cavalcante