Notícias

UFMA participa de encontro com embaixadores da União Europeia

publicado: 05/04/2024 11h38, última modificação: 05/04/2024 14h30
UFMA participa de encontro com embaixadores da União Europeia

Na quarta-feira, dia 3, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participou do Encontro entre os embaixadores da delegação da União Europeia no Brasil e instituições públicas de ensino superior do Maranhão. Promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a reunião foi realizada no Centro Caixeral, em São Luís, e contou com a presença de reitores, pró-reitores e diretores de internacionalização da UFMA, UEMA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Entre os embaixadores, participaram a representante brasileira, Kátia Gomes de Souza; Peter Claes, embaixador da Bélgica; Audra Čiapienė, embaixadora da Lituânia; Ioannis Tzovas Mourouzis, embaixador da Grécia; Alessandro Cortese, embaixador da Itália; André Driessen, embaixador dos Países Baixos; Katarína Tomková, embaixadora da Eslováquia; Johanna Karanko, embaixadora da Finlândia; Bettina Cadenbach, embaixadora da Alemanha; Mateja Kračun, embaixadora da Eslovênia; e María Del Mar Fernández-Palacios Carmona, embaixadora da Espanha.

O evento teve por objetivo fortalecer os laços acadêmicos, culturais e tecnológicos entre a comunidade europeia e as instituições de ensino superior do estado. A presença da UFMA nesse encontro representa um passo significativo no estabelecimento de parcerias internacionais para a instituição.

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de intercâmbios de alunos e professores, colaborações em pesquisas e projetos conjuntos de desenvolvimento tecnológico. Cada instituição de ensino pôde apresentar aos embaixadores a sua estrutura, cursos, trabalho e alcance desenvolvido.

Na ocasião, representando o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, destacou que o momento se configurou como relevante para a Universidade, pois é uma oportunidade ímpar de estabelecer parcerias e fomentar a internacionalização acadêmica.

“Foi um evento muito importante, em que conseguimos encontrar todos os embaixadores da União Europeia, foram apresentadas as universidades a eles, eles também tiveram a possibilidade de fazer questionamentos e entender um pouco melhor as instituições do Estado do Maranhão, além de propor parcerias. Trocamos muitos contatos, e, certamente, isso será importante para o avanço da nossa instituição, pois sabemos que a internacionalização é um caminho sem volta para o desenvolvimento da Universidade, tanto para o avanço da formação dos discentes quanto para os docentes. Nós temos hoje vários docentes que estão fazendo pós-doutorado, estágios de diferentes formas e parcerias de pesquisa no exterior, e queremos cada vez mais incentivar a internacionalização”, ressalta.

O diretor de internacionalização da UFMA, Sávio Mendes, que também esteve presente no evento, defende que a aproximação entre a UFMA e instituições internacionais durante o evento é fundamental para determinar laços acadêmicos e oportunidades de colaboração. “Um evento como esse é importante não só para a UFMA, mas também para toda a comunidade acadêmica, e, quando digo isso, eu transpasso também às outras instituições de ensino superior e a própria população do Estado do Maranhão, porque estamos aproximando a universidade a todas as instituições que estão envolvidas nessa comunidade que tem oportunidades desde o intercâmbio a até mesmo a criação de acordos e contratos com empresas e instituições europeias. Esse é um momento simbólico que conseguimos envolver não somente um representante do consulado, mas, na verdade, temos um leque de quase quarenta embaixadores representando nações diferentes e, ao recebê-los, temos a oportunidade de entender as demandas de cada um e também ouvir as oportunidades que eles nos oferecem”, expressa.

Questionado sobre os próximos passos após esse encontro, o embaixador da Bélgica, Peter Claes, indicou o estreitamento desses laços para que programas de internacionalização cresçam cada vez mais. “O primeiro passo é continuar o trabalho. Nós temos as nossas embaixadas em Brasília, temos microembaixadas de duas pessoas de pequenos países europeus e temos grandes embaixadas. O embaixador da Itália mencionou que o país tem uma pequena seção que cuida da educação e dos intercâmbios acadêmicos; nós não temos, na Embaixada da Bélgica, não temos, mas nós podemos incentivar as nossas universidades, os nossos professores e iniciativas públicas e privadas. O setor privado também tem um papel importantíssimo. A Bélgica tem enormes investimentos com empresas que precisam também de acadêmicos e pessoas com formação. Então, isso é o futuro: a cooperação entre a iniciativa privada, o mundo acadêmico e o setor público”, salienta.

Para o reitor da UFMA, essa aproximação com a União Europeia abre portas para uma série de oportunidades que beneficiarão, não apenas a universidade, mas toda a comunidade. “Essa parceria com as embaixadas da União Europeia se traduz e se traduzirá no fortalecimento da internacionalização da nossa Universidade. Com certeza, futuramente, faremos acordos de cooperação e protocolos de intenções com esses países e, principalmente, com as universidades, de forma que a gente possa fortalecer a internacionalização, a questão da mobilidade dos nossos alunos e professores, além de projetos conjuntos com pesquisadores das instituições desses países”, enfatiza.

Os representantes europeus demonstraram retorno positivo, reconhecendo o potencial das instituições maranhenses e manifestaram o interesse em promover uma maior integração entre as comunidades acadêmicas. A iniciativa representa um importante passo na construção de uma rede global de conhecimento e colaboração, que beneficiará não apenas as instituições envolvidas, mas também o desenvolvimento regional.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Lorena Guimarães - Ascom UEMASUL 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: