UFMA participa da solenidade de abertura da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão

publicado: 22/03/2024 15h16, última modificação: 22/03/2024 15h16

Na noite dessa quinta-feira, 21 de março, o Centro de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), localizado no Centro Histórico de São Luís, foi palco da solenidade de abertura da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), teve início às 18h30 e reuniu autoridades, pesquisadores, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

Representando o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a professora e pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, esteve presente na cerimônia de abertura, reforçando o compromisso da Universidade com o avanço da ciência e da inovação. Além dela, prestigiaram o evento as diretoras de Inovação e de Pós-Graduação da Ageufma, professora Mikele Sant'anna e  professora Rosângela Fernandes, respectivamente, juntamente com a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi.

O objetivo principal da conferência foi colher sugestões para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos dez anos, promovendo o debate e a troca de ideias sobre os desafios e as oportunidades que permeiam o cenário científico e tecnológico do estado. O professor Antônio Oliveira, coordenador do Laboratório Ilha da Ciência e representante da SBPC, também marcou presença, enriquecendo as discussões com sua experiência e conhecimento na área.

A programação da conferência se estende até hoje, 22 de março, com uma série de debates técnicos. Entre os temas abordados, destacam-se ecossistemas de inovação, programas estratégicos em ciência, tecnologia e inovação, economia do Maranhão, juventude na ciência, tecnologia e inovação, ciência da base da inovação, transição energética, bioeconomia e ciência e inovação em comunidade.

É importante ressaltar que a conferência regional ocorrerá em Recife, entre os dias 24 e 25 de abril, ampliando ainda mais o alcance das discussões e fortalecendo a integração entre os estados da região.

Por: Lucio Silva/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante