UFMA participa da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros e obtém melhor saldo de medalhas de sua história na competição

publicado: 19/10/2021 18h18, última modificação: 20/10/2021 12h50

A Universidade Federal do Maranhão participou da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizada entre os dias 10 e 18 de outubro, na cidade de Brasília, e contabilizou marcas muito expressivas: com a sexta delegação que levou mais atletas entre todas as participantes, obteve o melhor saldo de medalhas de sua história, em relação a edições anteriores dos JUBs. As disputas envolveram estudantes de 400 instituições de ensino em 26 modalidades diferentes, e a próxima edição será realizada em 2022, na qual sete cidades disputam o direito de sediar: Aracaju, Vitória, Joinville, Goiânia, Rio Verde, Gramado e Santa Maria.

A UFMA participou da competição com 87 atletas, constituindo uma delegação de 140 pessoas, entre competidores e técnicos, e seguiu todos os protocolos de segurança emitidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a necessidade de estarem vacinados com as duas doses de vacinas contra a covid-19, a utilização de máscaras, álcool em gel e testagens dos atletas no estado e no local da competição. Com a volta do JUBs, atletas e equipe técnica da delegação farão novos testes de detecção do coronavírus.

A Universidade participou das modalidades vôlei masculino e feminino, handebol masculino, basquete masculino e feminino, natação masculino e feminino, badminton masculino, atletismo masculino e feminino, tênis de mesa no paradesporto masculino, xadrez masculino e feminino e taekwondo masculino. Segundo Flávio de Oliveira Pires, diretor de Esportes e Lazer da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), a Diretoria foi criada na gestão do reitor Natalino Salgado e objetiva fomentar o esporte na Universidade, tornando as equipes mais competitivas. “Para que isto ocorresse, foi implantada a bolsa esporte para alunos atletas em estado de vulnerabilidade socioeconômica, apoiando a participação das equipes e atletas nas diversas competições dentro e fora do estado”, pontuou.

O diretor comentou que todo apoio no esporte dentro da Universidade advém do envolvimento de diversos setores da instituição. “Agradeço o apoio do pró-reitor da Proaes, Leonardo Soares, que vem somando esforços para viabilizar a participação da UFMA em todas as competições em nível estadual e nacional; ao Hospital Universitário, que fez os testes de covid-19 nos atletas e membros da comissão técnica; agradeço também à Superintendência de Infraestrutura, na pessoa do superintendente Wener Santos, toda a logística de transporte e manutenção dos espaços de treinos no Núcleo de Esportes; a Walber Lins, pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, a tramitação de processos relacionados aos eventos esportivos”, elencou.

Flávio Pires também agradeceu o apoio dos docentes do Departamento de Educação Física (Deef) Elizabeth Santana Alves de Albuquerque, Alex Fabiano Santos Bezerra e Jucileia Neres Ferreira, o acompanhamento técnico e o zelo da integridade física, mental e social dos atletas; aos membros da comissão técnica; aos estudantes atletas e ao reitor da UFMA, Natalino Salgado, o apoio ao retorno às competições esportivas.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, destacou que foi um grande desafio conseguir viabilizar a participação histórica da UFMA na edição do JUBs 2021. Para ele, a prioridade máxima foi garantir todas as medidas de segurança determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Comitê Operativo de Emergência da UFMA (COE).

Agradeço imensamente aos estudantes atletas que representaram a UFMA, ao reitor da Universidade, Natalino Salgado e a todos os parceiros institucionais dessa ação: IFMA-Câmpus Maracanã, Hospital Universitário, Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Pró-Reitoria de Ensino, Assessoria Interinstitucional da Universidade, Garagem e ao Departamento de Educação Física da UFMA”, finalizou.

Confira as modalidades medalhistas da UFMA:

Tênis de mesa paradesportivo (Medalha de Prata): atleta Wendell Leonardo Teixeira Lima;

Salto triplo – Atletismo (Medalha de Prata): atleta Bruna Costa;

Xadrez feminino (Medalha de Prata): equipe Thalia e Valéria;

Handebol masculino: 3° lugar da 2ª divisão;

Basquete feminino: 2° lugar da 2ª divisão;

Basquete masculino: 2° lugar da 3ª divisão.

Delegação da UFMA nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque