Notícias
UFMA participa da 2ª Reunião Anual do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI), em Brasília
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, participou, nessa quinta-feira, 11, e nesta sexta-feira, 12, da 2ª Reunião Anual do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI) da ANDIFES, em Brasília.
Representando a instituição, a pró-reitora da AGEUFMA, Flávia Nascimento, esteve presente nos debates estratégicos que definem as políticas de pesquisa, pós-graduação e inovação nas universidades federais. “Durante o evento do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI), foram debatidos diversos temas relevantes para nossas instituições, tais como fomento para o avanço das pesquisas e pós-graduação, bem como normativas para condução ética em pesquisas. Também foram feitas reuniões das redes estabelecidas para o edital de internacionalização Capes Global”, pontua a pró-reitora.
O evento reúne pró-reitores, diretores de agências de fomento e gestores científicos para discutir temas prioritários como financiamento, normativos da CAPES, ética em pesquisa e internacionalização. Uma oportunidade para fortalecer a rede de colaboração e avançar na construção de uma ciência mais forte e inclusiva no país.

A pró-reitora ressalta que a AGEUFMA aposta na inovação, na integração de ações e na presença ativa em fóruns para fortalecer parcerias, ampliar a visibilidade da UFMA e contribuir nas diretrizes de pesquisa e pós-graduação. “A AGEUFMA se destaca pela sua estrutura organizacional pensada para tornar as ações integradas de forma transversal. A inovação tem sido a grande meta da gestão atual, trazendo novas perspectivas tanto para parcerias institucionais quanto para o setor produtivo. A AGEUFMA tem buscado levar todas as informações debatidas pela comunidade acadêmica para que estejamos sempre nos destacando nos editais e rankings nacionais e internacionais. A presença da UFMA nos fóruns e colégios de pró-reitores é fundamental para contribuir no estabelecimento de diretrizes na pesquisa e pós-graduação”, salienta.
Durante o evento, foram divulgados editais que serão lançados em breve, voltados para expansão, manutenção de equipamentos, atualização de acervos e aquisição de infraestrutura em inteligência artificial, o que permitirá à UFMA iniciar a elaboração das propostas para a FINEP. Além disso, foi realizada reunião com a rede Capes Global, que, futuramente, permitirá impulso para ações de internacionalização da Universidade.
Por: Sarah Dantas
Fotos: divulgação