UFMA outorga título de Doutor Honoris Causa a reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Jorge Ferrão

publicado: 02/10/2023 17h42, última modificação: 03/10/2023 19h09

Na tarde dessa sexta-feira, 29, no Palácio Cristo Rei, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entregou a Luís Jorge Manuel Antônio Ferrão o Título de Doutor Honoris Causa. A honraria foi concedida devido às contribuições de Jorge Ferrão na área da educação.

Presentes à mesa, estiveram o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado; O Pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho Silva; a coordenadora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - Secadi do Ministério da Educação, a professora Giane Vargas; o coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFMA, o professor Rosenverck Estrela Santos; e a professora da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFMA Kátia Evangelista Regis.

A solenidade foi iniciada pela professora Kátia Evangelista, que, em seu discurso, relembrou a trajetória do condecorado.

Jorge Ferrão nasceu em 23 de dezembro de 1961, na localidade de Iapala, distrito de Ribaué, Província de Nampula. É filho de Gonçalo António Ferrão, enfermeiro, e de Rabeca Teodósio Ferrão, enfermeira parteira, ambos falecidos. Atualmente, é reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. É Licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), em Maputo, mestre em Políticas Públicas Regionais pela Universidade de Zimbabwe e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É poliglota, comunicando-se em português, inglês, francês e espanhol.

De 2015 a 2016, Jorge Ferrão assumiu o cargo de Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano. De 2007 a 2014, ele foi reitor da Universidade Lúrio, a terceira universidade pública moçambicana e a segunda criada no país pós-independência. Durante esse período, ele também ocupou os cargos de Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e membro do Comitê Executivo da Associação das Universidades da África Austral (SARUA).

Além disso, Jorge Ferrão tornou-se membro da Academia de Ciências de Moçambique e foi designado membro correspondente da seção de humanidades da Academia de Ciências de Lisboa. Ele também foi membro do Conselho de Administração da BioFund e da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).

O homenageado expressou a alegria em receber uma homenagem cheia de significados. “Um momento identitário de uma relevância muito grande, poder ter essa outorga da UFMA, que é um dos nossos principais parceiros de cooperação. Representa, então, uma união de muita interação, intercâmbio e de um reconhecimento das partes. Tem um provérbio africano que diz: ‘os gigantes se tornam mais gigantes quando se apoiam nos ombros de alguém que seja gigante’. Eu não sou gigante, não tenho a pretensão de ser, mas faço naturalmente parte de uma universidade que naturalmente é gigante. Eu estou imensamente agradecido pelo título que me é conferido, confesso que ainda vou precisar de algum tempo para repensar no simbolismo que acarreta receber um título de uma universidade no Brasil” expressa Jorge Ferrão.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, enfatiza a relevância da Universidade em fortalecer vínculos por meio de projetos e ao conceder Títulos de Doutor Honoris Causa a indivíduos que enriquecem o progresso da educação.

“A missão é reconhecer, fora da Universidade, um profissional que constrói a história do mundo, do seu país ou do nosso país. Hoje nós temos o privilégio de fazer a entrega solene do título de Doutor Honoris Causa para Jorge Ferrão, que é reitor de uma grande universidade em Moçambique. Nós entregamos essa homenagem para estreitar os laços com a ciência, com o conhecimento e a cultura do país. Além disso, a UFMA é pioneira ao ter criado a licenciatura interdisciplinar de estudos africanos e afro-brasileiros, que já nasceu com cooperação técnica internacional e com grande mobilidade acadêmica com alunos e professores. Esta tarde solene aqui fortalece a nossa instituição, porque estreita laços com uma universidade de outro país, sobretudo, formando laços de conhecimento” destaca.

A professora da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFMA Kátia Regis reforça o interesse da Universidade em estabelecer conexões internacionais e a importância de homenagear pessoas que contribuem para essas iniciativas. “É importante destacar que, desde o início da licenciatura em estudos africanos e afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão, uma iniciativa pioneira implantada no Brasil em 2015, nós temos interlocução com a Universidade Pedagógica de Maputo para a cooperação internacional, eventos acadêmicos e produção de artigos científicos. O magnífico reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, o professor Jorge Ferrão, desde o início, tem apoiado, de diferentes formas, a concretização e, no caso, a consolidação dessa articulação. Então é extremamente significativo que a nossa Universidade conceda o título a Jorge Ferrão por toda a sua interlocução na área em que ele se especializou e pela importância no cenário internacional” ressalta.

Honoris Causa - Jorge Ferrão 29.09

Honoris Causa – Jorge Ferrão

O título é oferecido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos. A concessão a Jorge Ferrão foi autorizada pelo Conselho Universitário (Consun) no dia 16 de novembro 2022, pelos relevantes serviços prestados à academia e a sociedade.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas