UFMA organiza VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia; evento ocorre entre os dias 23 e 26 de junho

publicado: 08/04/2024 13h31, última modificação: 08/04/2024 14h29
UFMA sedia VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia; evento ocorre entre os dias 23 e 26 de junho

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o Programa de Pós Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) da UFMA, Câmpus São Luís, promovem em conjunto com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA) o VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia (SIBAC). O evento ocorrerá entre os dias 23 a 26 de junho de 2024, das 8h às 22h, no Hotel Rio Poty, localizado na Lagoa da Jansen, em São Luís.

O VIII SIBAC aborda o tema “Acarologia e Biodiversidade: da inovação à sustentabilidade” e conta com palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 de junho, por meio do site do evento.

O SIBAC reúne pesquisadores e estudantes de várias partes do mundo, principalmente das Américas Norte, Central e Sul, com o objetivo de proporcionar importantes debates entre pesquisadores, profissionais, técnicos e produtores rurais referente a taxonomia, bioecologia e inovações no controle e erradicação de ácaros e carrapatos.

Segundo o organizador do evento e professor da pós-graduação em Biotecnolgia da UFMA, Hermes Luz, a realização do SIBAC impacta não somente a comunidade acarológica brasileira mas também pesquisadores, estudantes, técnicos, agricultores e pecuaristas em diversas regiões. “Embora o nome Acarologia seja pouco conhecido para a comunidade em geral, o termo abrange o estudo dos ácaros e os carrapatos. Muitos desses ácaros e carrapatos são de elevada importância para a comunidade por causarem enormes prejuízos para a agricultura e pecuária, ultrapassando os 3 bilhões de dólares anuais com seu controle ou erradicação”, afirmou.

Dessa forma, o evento possibilita ótimas oportunidades para troca de conhecimentos e experiências sobre os temas “ácaros e carrapatos” entre profissionais agropecuaristas, técnicos, pesquisadores e estudantes do Estado do Maranhão, como enfatizou Hermes Luz sobre a importância do tema: “Também, os ácaros e os carrapatos são frequentes em animais de companhia, causando ou transmitindo doenças para esses animais que podem levá-los à morte. Particularmente os carrapatos, podem transmitir doenças para o homem, como a Febre Maculosa Brasileira que é uma doença com elevada letalidade no Brasil”, concluiu o professor.

Em geral, o SIBAC é um evento brasileiro do eixo Sul e Sudeste, e recentemente no Centro-Oeste. Neste ano, o VIII simpósio será sediado pela primeira no Nordeste do país, em Maranhão na capital São Luís.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Sarah Dantas