Space Week Nordeste 2024

publicado: 24/07/2024 15h49, última modificação: 24/07/2024 17h29
Inscrições para os minicursos vão até 24 de agosto
UFMA ofertará minicursos na Space Week Nordeste 2024

Com uma vasta programação, a terceira edição da Space Week Nordeste (SWN-2024) ocorre em setembro, mas já está com as inscrições abertas para quem deseja participar do evento, que vai reunir a indústria e o meio acadêmico em uma jornada de inovações no setor aeroespacial. Palestras e minicursos marcarão a programação científica (16 a 20 de setembro), que deve receber aproximadamente 600 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros.

Organizadora da SWN-2024, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá dois minicursos dos dez previstos na programação. Com inscrições até o dia 24 de agosto, os minicursos têm vagas limitadas, sendo permitida a inscrição para, no máximo, dois minicursos. Clique aqui para conferir a programação de minicursos que serão ofertados. No site do evento, também é possível conferir os professores e palestrantes que ministrarão os minicursos.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento, clicando aqui, e tem valores que variam de R$ 50 a R$ 300.

Minicursos com coordenação da UFMA

Voltado para profissionais e estudantes de Engenharia Aeroespacial, Geopolítica, Gestão Estratégica de Defesa e Segurança Nacional e Direito, o minicurso “Geopolítica e Regulação de Atividades Espaciais” tem disponíveis trinta vagas e o objetivo de compreender o papel do espaço como um domínio estratégico e as implicações geopolíticas das atividades espaciais; analisar a evolução histórica e as tendências atuais da política espacial brasileira e sua inserção no cenário espacial global; conhecer os principais instrumentos jurídicos e normativos que regulam as atividades espaciais, tanto em nível nacional quanto internacional, e identificar as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro, considerando os aspectos tecnológicos, industriais, científicos e sociais.

Com intuito de disseminar conhecimentos acadêmicos na atividade aeroespacial, com os problemas reais de rastreamento de veículos espaciais por radar de perseguição, e apresentar os conceitos e as técnicas de filtragem estocástica do tipo Kalman aos sistemas aeroespaciais focados em foguetes balísticos, o minicurso “Aplicações de Filtros Estocásticos para Regulamento e Predição do Ponto de Impacto de Veículos Espaciais” tem quarenta vagas disponíveis, direcionado para engenheiros, técnicos, estudantes de engenharia e comunidade científica.

Space Week 2024

Em 2024, Space Week Nordeste, um dos principais eventos sobre Ciência e Tecnologias Espaciais do país, ocorre em São Luís e tem como sede a UFMA. O evento, que populariza as pesquisas e desperta o interesse entre os jovens nessa área, atrai empresas, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na temática aeroespacial.

Segundo Cassius Chai, do comitê organizador da Space Week Nordeste, o evento é uma “oportunidade de concatenar o ensino, a pesquisa, a indústria e os interesses do governo, de modo que possamos ter aqui uma experiência chamada tríplice hélice. Demonstrar para o setor industrial, para as cadeias de produtos industriais a importância do desenvolvimento tecnológico por meio da pesquisa e do desenvolvimento”.

A Space Week Nordeste ocorre entre os dias 16 e 22 de setembro. Para mais informações, acesse o site do evento.

Por: Ingrid Trindade