Notícias
UFMA marca presença no maior evento de mídia e entretenimento da América Latina
Entre os dias 18 e 21 de agosto, pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participaram do SET Expo, o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, realizado em São Paulo. A feira e o congresso, que compõem o evento, reuniram profissionais, empresas, pesquisadores e representantes do governo, para debater as principais inovações, tendências e regulações do setor, abordando toda a cadeia produtiva, da criação de conteúdo até a entrega ao público.
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), uma entidade que visa impulsionar a inovação tecnológica e o desenvolvimento profissional no setor de mídia e entretenimento no Brasil.
Nesse cenário, a UFMA esteve representada pelos professores Márcio Carneiro e Li Chang Shuen, ambos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Profissional (PPGCOMPRO), que levaram ao evento pesquisas e produtos inovadores nas áreas de Inteligência Artificial Generativa e TV 3.0, considerados os dois grandes temas em evidência atualmente na indústria da mídia.
O professor Márcio Carneiro, que também é coordenador do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial (GT de IA) da SET, ressaltou a relevância da atuação da UFMA nesse espaço estratégico. “É importante para posicionar a UFMA dentro desse cenário nacional e dentro de um cenário que está discutindo as principais tendências de inovação de tecnologia na área da mídia”, opinou o docente.
A professora Li Chang salientou a importância da pesquisa aplicada: “o ponto sobre a nossa presença no evento é que isso mostra a força da pesquisa aplicada. Eu sou uma professora que faz pesquisa aplicada desde sempre, então é muito importante a gente ver esse reconhecimento das pessoas, do trabalho das universidades, o estande do fórum foi um dos estandes mais visitados da feira, porque a gente está mostrando como vai ser a televisão do futuro na prática, com protótipo, com navegação, mostrando como as emissoras vão aparecer na tela do telespectador, como a interação vai aparecer na tela do telespectador, então isso é muito importante”.
A docente, além de ser pesquisadora associada à Sociedade de Engenharia de Televisão, é integrante do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD).
Inteligência Artificial Generativa

Para além do envolvimento com a organização de painéis e workshops do SET Expo, o professor Márcio Carneiro destacou a apresentação de soluções desenvolvidas no Núcleo de Inteligência de Dados (NID), vinculado ao Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) do curso de Comunicação Social da UFMA:
“Nós apresentamos aqui dois materiais, dois produtos também do NID, que são justamente para o segmento da indústria audiovisual, da mídia, da indústria criativa. Uma solução de software para incorporar Inteligência Artificial em vários processos da produção jornalística. Enfim, é uma solução de tecnologia de inovação que já está, vamos dizer assim, em conversa, despertando o interesse, porque é muito inovador, justamente porque coloca a IA em vários segmentos do processo de produção, além de outras coisas que a gente apresentou também”.
“Próxima geração da TV digital do Brasil vai ter lá a assinatura da UFMA”
Em implementação no Brasil, a TV 3.0 é o novo padrão de tecnologia que marca a integração entre a televisão aberta e a internet, proporcionando mais qualidade e interatividade. Com pesquisas e inserida em projetos sobre a TV 3.0, Li Chang Shuen, em conjunto com o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFMA João Vitor Cruz Gonçalves, fez a demonstração de protótipos de aplicações para a TV 3.0.
“A equipe da UFMA, eu, professora Li, mais o meu aluno João Vitor, apresentou, junto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dois protótipos de aplicações para a TV 3.0. Um foi um aplicativo de educação para emissoras públicas. Esse aplicativo de educação permite que alunos, professores e telespectadores em casa consigam interagir com o conteúdo produzido por meio do controle remoto, com o telefone celular. E esse, o programa que nós usamos para testar esse aplicativo, chamado App Edu TV 3.0, foi produzido pela TV UFMA. A outra coisa que nós fizemos aqui foi a demonstração da jornada do telespectador da TV aberta. Porque agora, a partir da implantação da TV 3.0 e com os novos receptores que chegaram ao mercado, os canais aparecerão para os telespectadores como aplicativos”, enumerou Li Chang.

As demonstrações ocorreram no stand do Fórum do SBTVD, que recebeu a visita do Ministro das Comunicações, Frederico Filho, e a equipe do primeiro escalão do Ministério das Comunicações, interessados especificamente na demonstração da jornada do telespectador da TV 3.0, que foi produzida, essa demonstração, esse protótipo, pela UFMA e pela UFJF. A apresentação foi conduzida para professora Li Chang, pelo mestrando João Vitor e pelo professor da UFJF Marcelo Moreno.
Além da demonstração dos protótipos, a docente também apresentou artigos científicos, moderou sessões de painéis de pesquisa e participou ativamente das discussões sobre a implantação da TV 3.0 no Brasil.
“Na parte do congresso, a gente apresentou dois artigos. Um artigo sobre o app Edu TV, e esse artigo foi escrito pela equipe da UFMA, equipe da Federal Fluminense e equipe da Federal de Juiz de Fora (UFJF). Eu também apresentei um artigo que foi produzido por mim e pelos meus alunos, a Luciana Rocha e o Miguel Chaves, que são meus orientandos do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, o PPGComPro. Além disso, eu moderei também, além da apresentação de artigos, uma sessão do painel de pesquisa e desenvolvimento”, acrescentou.

A presença da UFMA no SET Expo reforça o protagonismo da UFMA em debates estratégicos sobre o futuro da mídia no Brasil. Os trabalhos conduzidos pelos professores Márcio Carneiro e Li Chang Shuen evidenciam como a instituição está à frente de pesquisas aplicadas que impactam diretamente a indústria e a sociedade, consolidando sua relevância no cenário nacional e internacional, como avalia Li Chang Shuen:
“A Universidade Federal do Maranhão hoje é protagonista no processo de transformação e evolução da televisão digital terrestre no Brasil, então a próxima geração de TV digital do Brasil vai ter lá a assinatura da Universidade Federal do Maranhão, e isso é muito importante. É muito importante porque nós somos uma universidade de um estado pobre, nós somos uma universidade com poucos recursos, mesmo assim, a gente está inserido nos dois grandes temas do momento, que é o desenvolvimento da IA para comunicação e o desenvolvimento da TV 3.0 e a televisão aberta, ela impacta milhões de pessoas no país inteiro porque mais 80% da população assiste TV aberta e metade assiste somente TV aberta, então isso é muito importante’.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: arquivo pessoal
Revisão: Jáder Cavalcante