UFMA marca presença na Plenária Estadual do PPA Participativo do Governo Federal

publicado: 29/05/2023 15h30, última modificação: 29/05/2023 17h43

Na manhã desse sábado, 27, o Centro de Convenções da UFMA sediou a Plenária Estadual do PPA Participativo do Governo Federal, evento que reúne autoridades e representantes populares para traçar metas e diretrizes na aplicação de recursos públicos. Na oportunidade, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi representada pelo reitor Natalino Salgado, pelo vice-reitor, por superintendentes e pró-reitores.

O evento, realizado em conjunto pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretária-Geral da Presidência da República, contou com o apoio do Governo do Maranhão, que lançou a edição 2023 do Orçamento Participativo (OP). Estiveram presentes no evento o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão; os ministros Márcio Macêdo, da Secretária-Geral da Presidência da República; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública; e Juscelino Filho, das Comunicações. O reitor da UFMA, Natalino Salgado, também se juntou à mesa de solenidade.

Além destes, o PPA contou com a participação de representantes de movimentos e grupos sociais e políticos, que apresentaram propostas a serem utilizadas com o orçamento público. Foi um momento de diálogo para que os interesses da comunidade fossem apresentados aos representantes governamentais, visando alcançar efetivamente todas as classes.

A UFMA foi peça fundamental para que esse espaço de debates se tornasse tangível ao público. O reitor da Universidade, Natalino Salgado, avalia a experiência de forma positiva, tanto para a sociedade como para a comunidade acadêmica, visto que projetos como esse refletem o compromisso da Universidade em atender aos anseios da sociedade, priorizando projetos coletivos.

“Ter a oportunidade de receber um evento da magnitude do PPA Participativo do Governo Federal junto ao Governo Estadual é de grande importância para nós, pois a participação da Universidade fortalece e engrandece o nosso trabalho em prol da qualidade da educação, da pesquisa e da inovação, buscando, cada vez mais, o desenvolvimento do estado e do país”, pontuou.

A professora, Laisse Pamela, do curso de Turismo da UFMA, sinaliza o compromisso da Universidade em meio a debates que tem por finalidade a priorização da educação social: “A educação é a base para o país que nós queremos construir. Por isso é um compromisso ético estar juntamente com vários segmentos aqui da Universidade, discutindo o Brasil que nós queremos, que é um Brasil democrático e que valoriza, de fato, a educação. É um marco de redemocratização do país. Discutir o plano plurianual do Governo Federal para nós fazermos as indicações das políticas públicas de todas as áreas, da educação, saúde, cultura, assistência social, moradia, segurança é um ganho muito grande para toda a comunidade”.

Além do Maranhão, o PPA Participativo já ocorreu nos estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A próxima, ocorre nessa quinta-feira, 1º, no Estado do Pará.

Plenária Estadual do PPA Participativo

O PPA Participativo, que é a participação social na elaboração do PPA, envolve priorizar os programas do governo para os próximos quatro anos, elaborar e apoiar propostas dos participantes. Antecede o envio do projeto de lei ao Congresso Nacional e enriquece o debate sobre as prioridades do país, tornando o planejamento mais próximo das necessidades da população. Os/as cidadãos/cidadãs, individualmente ou organizados em conselhos, coletivos, grupos ou movimentos podem participar apresentando propostas para os governantes e sociedade no geral.

Ao todo, estão marcadas plenárias estaduais nos 26 estados e no Distrito Federal, nas quais será apresentado o PPA Participativo, e os participantes poderão apresentar novas propostas e priorizar os programas já elaborados pelo governo. As plenárias estaduais começaram no dia 11 de maio de 2023 e terminam em 10 de julho de 2023.

Saiba mais clicando aqui

Confira as fotos do evento:

PPA Participativo na UFMA 27-05-23

Por: Sarah Dantas