Notícias
UFMA lança projeto de extensão INOVACOM para promover inclusão tecnológica e desenvolvimento em comunidades periféricas de São Luís
O Programa de Pós-graduação em Comunicação - Modalidade Profissional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acaba de anunciar o lançamento do projeto de extensão INOVACOM - Atualização Profissional, Inclusão Tecnológica e Desenvolvimento Inovador para Pequenas Organizações. Com início previsto para novembro deste ano, o projeto tenta atuar junto a um problema central que é a falta de acesso a tecnologias emergentes e à capacitação profissional adequada, para grupos de menor renda, oferecendo formação e ferramentas inovadoras.
O INOVACOM propõe-se a desenvolver novas competências entre seus participantes, com foco em grupos prioritários como gestores de pequenas organizações privadas e do terceiro setor. Através de oficinas e material didático em áreas como Planejamento Estratégico, Introdução à Inteligência Artificial Generativa (IAG) e Produção de Conteúdo para Mídias Sociais. O projeto busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social de micro e pequenos empreendimentos locais.
O projeto inicialmente vai operar como formação piloto de um grupo pequeno de multiplicadores que, dependendo de recursos, poderá ser aumentado. A iniciativa INOVACOM está pensado para realizar suas atividades em duas etapas. Na primeira, acontecem as ações de capacitação e desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis e de baixo custo, que formam o primeiro estágio de execução.
Na segunda etapa, pessoas e soluções se conectam a organizações selecionadas que vão utilizar o conjunto de recursos humanos e tecnológicos da fase um, para desenvolver projetos de impulsionamento, reconfiguração ou desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos ou projetos específicos para geração de artefatos ou produtos, em agendas próprias destas organizações.
As possibilidades vão desde um plano de negócios, a uma campanha de produto ou marca, passando por projetos para busca de fomento ou de reciclagem, conteúdo para mídias sociais, produção de material instrucional, design web, gráfico, de produtos ou de ambientes, além de geração de ideias, prototipação e replicação de conhecimento.
"O diferencial do INOVACOM está na combinação de inovação tecnológica com práticas sustentáveis, contribuindo diretamente para a redução das desigualdades sociais e econômicas. Ao formar pessoas e desenvolver soluções que beneficiem micro e pequenos empreendimentos, o projeto incentiva o crescimento econômico local", afirma o professor Márcio Carneiro dos Santos , coordenador do projeto.
Com essa iniciativa, em parceria com a CAPES, a AGEUFMA e a PROEX, a UFMA reforça seu compromisso em promover a inclusão tecnológica e o desenvolvimento de soluções inovadoras que impactem diretamente as comunidades periféricas e as pequenas organizações, impulsionando a sustentabilidade e a equidade social.
Para mais informações sobre o projeto, acesse: https://www.labcomdata.com.br/inovacom
PROJETO INOVACOM
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O 30 DE SETEMBRO
PÚBLICO-ALVO: ORGANIZAÇÕES DE PEQUENO PORTE DO TERCEIRO SETOR (ONGS, COOPERATIVAS, SINDICATOS,ETC)
IMPORTANTE : AS INSCRIÇÕES NÃO SÃO PARA PESSOAS FÍSICAS E SIM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR FORMALMENTE CONSTITUIDAS.
INFORMAÇÕES : https://www.labcomdata.com.br/inovacom
Por: LABCOM